Inflação em Porto Alegre tem variação de 0,48% na terceira semana de outubro

A inflação em Porto Alegre registrou variação de 0,48%, na apuração realizada na terceira semana de outubro de 2010. O resultado do Índice de Preços ao Consumidor Semanal da capital gaúcha (IPC-S/Porto Alegre), divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi 0,10 ponto percentual (p.p.) superior ao divulgado na segunda semana de outubro, que foi de 0,38%.

Nesta edição, quatro das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação. Entre os destaques estão os grupos: Despesas Diversas, cujas taxas passaram de 0,12% para 0,45%, e Alimentação, que subiu de 0,47% para 0,76%.

A análise deste resultado mostra que as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: Alimentação (0,76%), Educação, Leitura e Recreação (0,59%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,49%). O estudo revela ainda que estiveram em nível abaixo da variação média os grupos: Despesas Diversas (0,45%), Habitação (0,32%), Vestuário (0,18%) e Transportes (0,14%).

No total das capitais, o IPC-S do período registrou variação de 0,66%, 0,01 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Cinco das sete capitais pesquisadas registraram acréscimos em suas taxas de variação. O maior crescimento foi registrado no Rio de Janeiro, que fechou o período com 0,58%, registrando aumento de 0,13 ponto percentual em relação ao período anterior. A única deflação foi registrada em Belo Horizonte, onde o IPC-S caiu de 0,33% para 0,32%.