Inflação pelo IPC-S desacelera para 1,03% em Porto Alegre

Na última semana de fevereiro deste ano, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre) desacelerou para 1,03%. O resultado foi 0,02 ponto percentual (p.p.) inferior…

Na última semana de fevereiro deste ano, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre) desacelerou para 1,03%. O resultado foi 0,02 ponto percentual (p.p.) inferior ao divulgado na terceira semana, que foi de 1,05%. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira. Quatro das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram desaceleração em suas taxas. Os destaques ficam nos grupos Despesas Diversas (de 0,81% para 0,50%) e Transportes (de 2,33% para 2,09%).

A análise deste resultado mostrou que as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos Alimentação e Transportes, ambos com 2,09%. Abaixo do nível ficaram as classes de Saúde e Cuidados Pessoais; 0,65%, Despesas Diversas; 0,50%, Habitação; 0,38%, Educação, Leitura e Recreação; 0,09% e Vestuário; -0,63%. O núcleo do IPC-S/Porto Alegre registrou variação de 0,47%. Em relação a janeiro, quando a taxa ficou em 0,43%, o núcleo avançou 0,04 ponto percentual. No ano, o indicador apresentou variação de 0,91% e nos últimos 12 meses, 3,50%. Para efeito de cálculo do núcleo foram excluídos os itens com variações inferiores a 0,16% e superiores a 1,02%.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais