Inflação pelo IPC-S desacelera para 1,03% em Porto Alegre

Na última semana de fevereiro deste ano, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre) desacelerou para 1,03%. O resultado foi 0,02 ponto percentual (p.p.) inferior…

Na última semana de fevereiro deste ano, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal da cidade de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre) desacelerou para 1,03%. O resultado foi 0,02 ponto percentual (p.p.) inferior ao divulgado na terceira semana, que foi de 1,05%. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira. Quatro das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram desaceleração em suas taxas. Os destaques ficam nos grupos Despesas Diversas (de 0,81% para 0,50%) e Transportes (de 2,33% para 2,09%).

A análise deste resultado mostrou que as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos Alimentação e Transportes, ambos com 2,09%. Abaixo do nível ficaram as classes de Saúde e Cuidados Pessoais; 0,65%, Despesas Diversas; 0,50%, Habitação; 0,38%, Educação, Leitura e Recreação; 0,09% e Vestuário; -0,63%. O núcleo do IPC-S/Porto Alegre registrou variação de 0,47%. Em relação a janeiro, quando a taxa ficou em 0,43%, o núcleo avançou 0,04 ponto percentual. No ano, o indicador apresentou variação de 0,91% e nos últimos 12 meses, 3,50%. Para efeito de cálculo do núcleo foram excluídos os itens com variações inferiores a 0,16% e superiores a 1,02%.

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Vice-Presidente de Entidade, Carlos Klein, prestigia formatura do Moda Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Natal da Azenha conta com patrocínio máster do Sindilojas Porto Alegre

    Veja mais
    AssessoriaNoticias

    Programa de qualificação profissional é lançado pela Prefeitura da Capital

    Veja mais
    Noticias

    Calendário para pagamento do IPTU é liberado

    Veja mais