Inflação recua em Porto Alegre e outras duas capitais

O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de Porto Alegre, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou de 0,54% para 0,47% na quarta quadrissemana de abril em relação à terceira. No geral, o IPC-S registrou variação de 0,52% no fechamento do mês ante 0,54% na quadrissemana imediatamente anterior.

Outras duas capitais apresentaram retração nos preços: Rio de Janeiro (de 0,74% para 0,65%) e Brasília (de 0,47% para 0,41%). Em Salvador, o índice repetiu a alta de 0,65%. O IPC-S avançou em Belo Horizonte (de 0,68% para 0,69%), São Paulo (de 0,37% para 0,41%) e no Recife (de 0,43% para 0,45%).

O IPC-S é calculado com base em preços pesquisados no intervalo de 30 dias fechados sempre nos dias 7, 15, 23 e 30 de cada mês — este último, por coincidir o fechamento do calendário, pode ser considerado a variação da inflação em um determinado mês. O índice é composto pelo preço de 460 produtos coletados em sete capitais.