Inovação e experiência: a importância da humanização no varejo

Painel promovido pelo Sindilojas POA abordou temas que farão parte da FBV 2023

Um “esquenta” do que está por vir nos dias 24, 25 e 26 de maio, na Feira Brasileira do Varejo (FBV) 2023, foi realizada na manhã de hoje (01/03), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. João Ramos, fundador da BS Project e curador da 10ª edição da FBV, fez uma apresentação sobre a ideia de dar protagonismo às pessoas, sem deixar de lado a tecnologia.

Entregar experiências ao cliente é um desafio a todo e qualquer lojista. Para João Ramos, empatia pode ajudar muito na entrega de novidades ao consumidor. “O que o cliente quer receber ao entrar em uma loja, por exemplo?”, questiona o fundador da BS Project. “Ofereça algo que faça sentido, que ele veja valor e queira consumir”, afirmou.

Inovação, tecnologia e experiência são assuntos que vão guiar a FBV 2023, assim como, o jeito brasileiro de fazer varejo. “O grande ativo do varejo no país são as pessoas. Não encontramos em outros lugares essa humanização que o povo brasileiro tem, de fazer muito com pouco, e isso precisa ser valorizado”, finalizou, João.

Por parte do Sindilojas Porto Alegre, o presidente Arcione Piva salientou que o tema da Feira deste ano – o jeito brasileiro de fazer varejo – “é também para inserir o pequeno e médio varejista no centro do debate”. A tecnologia humanizada mostra como as inovações ajudam o comércio, mas Arcione Piva pondera. “Sem a participação do lojista, pensando em como fazer para inserir as tendências no seu negócio, será difícil”.