Inteligência Artificial se torna essencial para o futuro do varejo, destacam especialistas

Alexandre Peixoto, superintendente do Sindilojas Poa foi um dos palestrantes

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o setor varejista, tornando-se uma vantagem competitiva fundamental, semelhante ao impacto que a internet teve no passado. Especialistas afirmam que, no futuro, a IA será indispensável para a sobrevivência das empresas do setor.

O uso da Inteligência Artificial no varejo tem como base três pilares: grandes volumes de dados, a repetição de padrões de consumo e a busca por insights estratégicos. Um exemplo prático é a Domino’s, que utiliza IA para prever pedidos, inclusive, pré-montando a pizza, diminuindo de 30 para 12 minutos o preparo. Isso se dá pela análise do histórico dos clientes e dados demográficos. Além disso, a IA tem sido aplicada na análise de devoluções, ajudando a melhorar produtos e serviços.

A tecnologia também tem sido usada para prever demanda com base em fatores como histórico de vendas, condições climáticas e preços da concorrência. Outro ponto de destaque é a análise de sentimentos, que avalia o feedback dos consumidores para ajustar estratégias e melhorar a experiência do cliente.

Painelistas como Alexandre Peixoto, superintendente do Sindilojas Porto alegre e Otelmo Drebes Jr., CEO do Grupo Eleva e mentor de donos de lojas, destacam que a IA agrega valor ao setor, melhorando o atendimento e personalizando a experiência do consumidor. Eles apontam que a integração dessas tecnologias é crucial para enfrentar desafios e otimizar operações, desde o fluxo de loja até a precificação de produtos.

“O varejo de POA vem enfrentando uma série de dificuldades, como a pandemia e as enchentes. O uso da IA é necessária em diversas áreas para sanar alguns problemas. Precificação, fluxo de clientes e personalização do atendimento para entregar ao cliente uma qualidade superior no atendimento precisa ser um objetivo. O Sindilojas Porto Alegre enxerga que os dados obtidos fazem a diferença, e saber a hora da aplicação evita o que chamo de “voo cego”, comentou Peixoto.

Para Drebes, tudo que vier para agregar valor ao comércio é bem-vindo. “A IApode sim, resolver problemas identificados no varejo. O fluxo de clientes na loja é um deles. Com essas informações em mãos, os empresários podem entender mais sobre vendas, taxa de conversão, entre outros.

Para muitos, o uso de IA no varejo já não é mais uma tendência futura, mas uma necessidade presente, com ferramentas que facilitam a personalização e aumentam a competitividade do setor.

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Como manter talentos no varejo?! Café com Lojistas aborda estratégias práticas ...

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Curso “MEI que Vende”: marketing na prática para quem faz tudo sozinho

    Veja mais
    Noticias

    Presidente da Entidade recebe comenda do 11º BPM

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre prestigia posse da nova chefia da Polícia Civil

    Veja mais