Intenção de compra de bens duráveis apresenta alta em agosto

SÃO PAULO – O indicador que mede a intenção do consumidor de comprar bens duráveis apresentou alta em agosto, na comparação com julho. Segundo dados da Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada…

SÃO PAULO – O indicador que mede a intenção do consumidor de comprar bens duráveis apresentou alta em agosto, na comparação com julho. Segundo dados da Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada nesta quarta-feira (25) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), a intenção do consumidor de adquirir bens subiu 4%, passando de 86,9 pontos em julho, para 90,4 neste mês. Já na comparação com agosto de 2010, houve um aumento de 2,7%, já que a intenção havia ficado em 88 pontos há um ano.

Perspectiva

Os dados da pesquisa mostram ainda que caiu de 18,2% para 17,4% a parcela de consumidores que acreditam que a intenção de comprar um bem durável irá crescer. No entanto, a parcela dos pessimistas também registrou queda, uma vez que o número dos que acreditam que a intenção irá cair foi de 31,3% para 27% no mesmo período. Na comparação com agosto de 2010, é possível notar que o número de otimistas hoje é maior e a parcela dos pessimistas é menor. Naquela época, 15,1% se declararam mais dispostos a comprar bens duráveis, enquanto 27% disseram o oposto.

Juros e inflação

A pesquisa ainda analisa a opinião dos consumidores com relação às taxas de juros e inflação. No primeiro caso, os dados mostram que 57,8% dos brasileiros acreditam que os juros irão subir, ante 7,6% que responderam o contrário. A respeito da inflação, a sondagem mostrou uma expectativa de alta de 6,7% nos preços para os próximos 12 meses.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Sindilojas POA revela pesquisa sobre as vendas de material escolar

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais