Intenção de compra para o Dia das Crianças revela que a “economia prateada” ganha força e brinquedos lideram as preferências

Pesquisa do Sindilojas POA sobre Dia das Crianças revela um consumidor mais afetivo

A pesquisa de intenção de compra para o Dia das Crianças 2025, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, revela um cenário de otimismo e confiança no consumidor gaúcho. O estudo traz mudanças significativas no perfil de quem presenteia, nos produtos mais desejados e nos fatores que influenciam a decisão de compra.

O levantamento indica um aumento na participação dos avós, cujos gastos são impulsionados pela “economia prateada”, reflexo do maior poder aquisitivo da população acima de 50 anos. A parcela de pais presenteando seus filhos é de 40,8%, e a de avós presenteando seus netos ficou em 31,3%, diminuindo a diferença entre eles. Em 2024 essas parcelas eram de 46,8% e 29%, respectivamente.

Brinquedos e a Compra Afetiva

A pesquisa mostra uma inversão clara na preferência de presentes. A procura por brinquedos disparou, crescendo 10,5% e se tornando a escolha de 57,8% dos consumidores. Em contraste, a intenção de comprar roupas caiu e hoje é a escolha de 38%. Calçados e bicicletas vem em seguida, com 9,5% das citações.

Os fatores que influenciam a compra:

A importância de se conhecer o gosto da pessoa desponta na 1ª colocação. São 38% de respostas neste sentido. Em 2024 era apenas o 4º lugar neste ranking, com 29%. Neste ano, o fator “preço” vem na 2ª colocação (29,5%), seguido por comprar o que a pessoa estiver precisando (29%), perguntar o que deseja ganhar (25,3%) e qualidade do produto (23,5%).

Canais de Compra e Gastos:

O estudo aponta uma migração do público das lojas de rua para shopping centers e o e-commerce, com a preferência por lojas de rua, caindo de 62,8% em 2024 para 42% em 2025, enquanto shoppings e e-commerce ganham espaço. O motivo principal para a mudança é a busca por segurança e comodidade.

Em relação aos gastos, cerca de 80% dos consumidores pretendem, ou gastar mais (42%) ou o mesmo valor (38%). O gasto médio total é de R$ 488,07, com um ticket médio por presente de R$ 270,96. A expectativa para a data é que se movimente R$ 303,00 mi em Porto Alegre. A projeção no último ano era de R$ 254,00.

A maioria dos consumidores (49,5%) optará por fazer suas compras na semana anterior à data comemorativa. Quinze dias de antecedência também se destaca na pesquisa, com 23,5% de respostas. Na véspera da data aparece com 11% e apenas 2,5% disseram já ter comprado o presente.

 Mais informações:

Forma de pagamento escolhida: *respostas múltiplas

Cartão de crédito parcelado: 35,8%

À vista em dinheiro: 25%

À vista no cartão de débito: 22,3%

À vista no Pix: 17,5%

Pensa em dar preferência para compra do presente em um comércio local: *respostas múltiplas

Sim: 81%

Não: 17,5%

Não sabe: 1,5%

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a expectativa de dinheiro a ser injetado surpreende positivamente. “Os dados mostram que o varejo também conta com o afeto. O setor vem sendo resiliente nesses últimos tempos e, para uma data comemorativa relacionada às crianças, o afeto e o sentimento elevam a vontade de presentear, aumentando as vendas”.

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