Intenção de comprar à vista cresce em 2009, enquanto aquisição a prazo cai

As vendas à vista se destacaram em 2009, ano que ficou marcado pela crise econômica global, que afetou diretamente a disponibilidade de crédito. Dados da ACSP (Associação Comercial de São Paulo)mostraram…

As vendas à vista se destacaram em 2009, ano que ficou marcado pela crise econômica global, que afetou diretamente a disponibilidade de crédito. Dados da ACSP (Associação Comercial de São Paulo)mostraram uma alta de 1,2% na intenção de comprar à vista em 2009, frente a 2008. No primeiro semestre, as vendas à vista sofreram queda de 2,8%, mas se recuperaram na outra metade do ano, quando foi verificada uma alta de 4,6%. Em dezembro, houve alta de 7,4%, frente ao mesmo mês de 2008.

Já no caso das vendas a prazo, medidas pelas consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), houve queda de 9,3% ao longo do ano, apesar da alta de 5% em dezembro. No primeiro semestre do ano, a queda na intenção de comprar a crédito havia chegado a 12,6%, mas diminuiu para apenas 6,2% na segunda metade de 2009.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Pesquisa Mensal do Comércio – Novembro de 2025 | Rio Grande do Sul

    Veja mais