Intenção de compras e inadimplência registram avanço em novembro em SP
SÃO PAULO – O consumidor esteve mais disposto a comprar em novembro. Tanto as consultas para vendas à vista quanto a prazo registraram aumento frente ao mesmo período de 2009, de acordo com pesquisa feita…
SÃO PAULO – O consumidor esteve mais disposto a comprar em novembro. Tanto as consultas para vendas à vista quanto a prazo registraram aumento frente ao mesmo período de 2009, de acordo com pesquisa feita pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e divulgada nesta quarta-feira (1). O SCPC, indicador de compras a prazo, apresentou alta de 14,2% em novembro, ante igual período de 2009, enquanto o SCPC Cheque, indicador de compras à vista, revelou no mesmo período um crescimento de 10,3%. De acordo com a Associação, os dados refletem a continuidade do avanço do crédito no País que beneficia a venda de bens duráveis, em geral, e a grande oferta de produtos importados com preços atrativos. O movimento no comércio foi também impulsionado pelo aumento da massa salarial e pela antecipação de compras para o Natal.
Variação mensal
Já na comparação com outubro, as vendas a prazo registraram alta de 2,4% e as compras à vista avançaram 7,5%. “Os números confirmam as nossas expectativas de boas vendas para este Natal, acima dos 12%, o melhor resultado da década”, afirma o presidente da entidade, Alencar Burti. De acordo com a associação, o melhor desempenho foi registrado em 2007, antes da crise mundial de crédito, quando os dois sistemas registraram média de 7,8%. No que diz respeito à inadimplência, houve alta de 9,3% de registros recebidos no cadastro de restrição ao crédito no mês passado, em comparação com 2009, enquanto os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) registraram alta de 9,22%, no mesmo período.