Intenção de consumo das famílias atinge o menor patamar desde janeiro de 2010
SÃO PAULO – A intenção de consumo das famílias brasileiras recuou 2% em maio, em relação a abril, atingindo o menor índice desde janeiro de 2010, quando a pesquisa foi iniciada. O indicador ICF…
SÃO PAULO – A intenção de consumo das famílias brasileiras recuou 2% em maio, em relação a abril, atingindo o menor índice desde janeiro de 2010, quando a pesquisa foi iniciada. O indicador ICF (Intenção de Compra das Famílias) deste mês, divulgado nesta quinta-feira (19) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio), passou de 132,6 pontos para 129,9 pontos no período analisado. Esta também foi a quinta queda consecutiva do indicador. Abaixo de 100 pontos, o índice revela uma percepção de insatisfação e, acima deste patamar, indica satisfação, que pode chegar a 200 pontos. Na comparação com maio de 2010, o indicador registrou a primeira queda no ano, de 2,3%.
Variações
O indicador da CNC é composto por sete itens, sendo eles o de emprego atual, renda atual, compra a prazo, nível de consumo, perspectiva profissional, perspectiva de consumo e momento para duráveis. Todos os sete componentes do indicador caíram na comparação mensal, enquanto na análise anual, apenas o de emprego atual e a perspectiva profissional registraram aumento.