Intenção de Consumo das Famílias gaúchas se mantém alta em maio

O resultado de maio do ICF-RS (Intenção de Consumo das Famílias gaúchas) registrou 137,0 pontos, com elevação de 0,7% em relação ao mês anterior. Os resultados, divulgados nesta quarta-feira (22) pela Fecomércio-RS, confirmam o cenário delineado no mês passado. O indicador mostra uma acomodação em patamar otimista, após tendência de elevação ao longo de 2012.

Na avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, que se pronunciou através de nota da assessoria de imprensa, a resistência da inflação em patamares relativamente elevados, o que corrói a renda real das famílias, e a elevação de juros recente são fatores que contribuem para conter seu otimismo.

Para a Fecomércio-RS, o patamar positivo do ICF-RS continua sendo influenciado, em grande parte, pelos componentes de emprego, renda atual e perspectiva profissional, que respondem de forma direta à conjuntura atual de baixa desocupação no mercado de trabalho.

O mês apresentou incremento aos componentes referentes ao nível de consumo atual e ao momento para aquisição de bens duráveis, que também respondem, indiretamente, à situação do mercado de trabalho. Nesse sentido, também contribui o comportamento recente da inadimplência, que tem apresentado redução, ainda que moderada.

A segurança com relação ao emprego atual (140,0 pontos) registrou decréscimo de 7,1% em relação a abril (150,7 pontos). O indicador referente ao nível de consumo atual registrou 117,3 pontos, apresentando elevação de 4,9% na comparação com o mês anterior (111,8 pontos).

Já o indicador referente às compras a prazo (acesso a crédito) alcançou 131,8 pontos, com elevação de 12,5% na comparação com o mês passado. Por fim, o indicador de perspectiva de consumo atingiu 126,9 pontos, apresentando queda de 12,5% em relação ao mês anterior (145,1 pontos).