Internet completa 40 anos
Experiência em 1969 marca o início desta revolução nas comunicações
A Internet chega aos 40 anos de existência com muitos desafios pela frente. O início tem seu marco em 2 de setembro de 1969, quando…
Experiência em 1969 marca o início desta revolução nas comunicações
A Internet chega aos 40 anos de existência com muitos desafios pela frente. O início tem seu marco em 2 de setembro de 1969, quando cerca de 20 pessoas se reuniram no laboratório de Kleinrock, na Universidade da Califórnia (EUA), para assistir a dois computadores passando volumosos dados de teste sem sentido por meio de um cabo cinza, cujo comprimento era de aproximadamente 15 metros.
Foi na década de 70 que as comunicações por e-mail e os protocolos TCP/IP permitiram a conexão de várias redes que, por sua vez, formaram a internet. Nos anos 80, surgiu o sistema de endereçamento de sufixos como “.com” e “.org”, aos endereços de rede. A internet acabaria se tornando popular no início da década de 90. O físico britânico Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web (subconjunto da internet que facilita a ligação de recursos por meio de posições diferentes), e os prestadores de serviços como o America Online conectaram milhões de pessoas, pela primeira vez.
Atualmente, a internet é considerada uma ferramenta poderosa para compartilhar informações, e redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut são as grandes apostas. As dificuldades estão centradas nos spams e ataques de piratas virtuais, que levam os operadores de rede a erguer barreiras de segurança. Além disso, como registra a agência de notícias Associated Press, regimes autoritários bloqueiam o acesso a muitos sites e serviços dentro de suas fronteiras.
“Ao permitir o acesso ilimitado, mil flores florescem”, disse Kleinrock, o inventor da rede em 1969, que é professor da Universidade da Califórnia desde 1963. “Uma coisa que você pode prever sobre a internet é que você vai se surpreender com aplicativos que não esperava”, acrescenta ele.