Inverno intenso no Estado pode estimular as vendas do Dia dos Pais

No próximo dia 09 de agosto é celebrado o Dia dos Pais. A data, comemorada sempre no segundo domingo do mês de agosto, terá um incremente a mais neste ano para os gaúchos: o frio intenso. A expectativa dos lojistas é de que o inverno rigoroso possa ser um fator positivo na hora de presentear os pais. Além da motivação para a compra de roupas e de eletrodomésticos que minimizem a sensação de frio, a busca por serviços que combinam com a estação do ano, como restaurantes e hoteis, pode ser um incentivo a mais na hora de movimentar o comércio.

Segundo o economista da Fecomércio-RS, Pedro Ramos, pode haver um aumento nas vendas motivado pelas baixas temperaturas. “As pessoas aproveitam a necessidade de se adquirir novos agasalhos ou de se substituir alguns bens duráveis e fazem isso na forma de presentes. Também o alongamento das férias escolares pode ser um fator positivo quando se pensa em consumo de serviços de entretenimento”, avalia Ramos. Ele cita a procura por cinema, restaurantes e shoppings.

Outro setor afetado pela alta nas vendas em função da data é o de ópticas. Conforme o presidente do Sindióptica-RS (Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do RS), André Luiz Roncatto, existe um crescimento na procura por óculos solares. “Mesmo ainda tímido em comparação ao consumo feminino, os homens começam a perceber que há um alinhamento entre a moda e a prevenção dos efeitos nocivos do sol. Ou seja, eles percebem que um bom óculos pode ser um aliado da saúde e do bem estar”, acredita Roncatto.

O dirigente sinaliza que neste ano as vendas deverão ser melhores do que as de 2008, tendo em vista o frio intenso e bom período de férias escolares. “As pessoas aproveitam para viajar e, nesses momentos, um item novo no visual faz parte do momento”, explica. Outro fator importante para o aumento das vendas se dá pelo clima. No ano passado, o inverno foi menos frio e muito chuvoso, o que indica que para este ano a data terá um maior incentivo às compras devido ao frio intenso e pouca chuva.