Investindo na satisfação do cliente

Pesquisas são instrumentos que permitem aprimorar o relacionamento

A importância das pesquisas de satisfação no varejo já é conhecida há muito tempo, e cresce o número de empresas, de diferentes portes, que investem nesse instrumento para saber como foi a experiência de compra do seu cliente e para implementar melhorias nessa jornada. As proprietárias da loja Quincy Store, que atua em Porto Alegre no ramo de vestuário feminino, começaram a fazer a pesquisa de satisfação há menos de um ano e já colheram informações que resultaram em algumas ações.

Na Quincy, o processo começou por aconselhamento de uma consultoria, que orientou as proprietárias sobre como desenvolver a pesquisa e forneceu um modelo de formulário para que fosse adaptado à realidade do negócio. A primeira rodada foi em março de 2022, e em novembro houve nova onda. O objetivo é convidar as clientes para responder à pesquisa a cada seis meses, mantendo um grupo base de perguntas que se repetem, e, assim, permitir fazer comparações e ver se está havendo evolução nos índices de satisfação.

Ana Paula Albuquerque de Azevedo, sócia da irmã Carolina Albuquerque de Azevedo, conta que essa periodicidade também oportuniza buscar informações específicas que são importantes em momentos pontuais do negócio. Ela cita um exemplo: “Na última pesquisa, uma das coisas que procuramos saber foi o que a nossa cliente achava mais importante na hora de escolher a forma de pagamento. Então elaboramos um grupo de perguntas focado nessa parte”, revela Ana. O resultado foi que as clientes dão mais importância a alternativas de parcelamento do que a estratégias de fidelização, como o cashback.

Leia essa matéria completa acessando aqui a revista do Sindilojas Porto Alegre, Conexão Varejo.