Janeiro termina com saldo negativo em vendas no comércio

Levantamento do Sindilojas Porto Alegre aponta 15% de queda em vendas no mês passado.

De acordo com levantamento realizado com lojistas da Capital, as livrarias, bazares, lojas de acessórios, vestuário e…

Levantamento do Sindilojas Porto Alegre aponta 15% de queda em vendas no mês passado.

De acordo com levantamento realizado com lojistas da Capital, as livrarias, bazares, lojas de acessórios, vestuário e eletroeletrônicos são os estabelecimentos que mais perderam em vendas em janeiro. A queda de vendas do mês foi de, em média, 15%, influenciada diretamente pela greve dos rodoviários que em pouco mais de uma semana resultou na queda média de 50% em vendas. Entre os mais prejudicados estão os lojistas que atendem as classes C e D e as lojas de rua.

A ausência de transporte público e de clientes para o comércio está ocasionando até mesmo o fechamento de lojas. “Há empresas encerrando as atividades, pois estão sem clientes. O comércio ainda se recupera também do vandalismo sofrido durante as manifestações que ocorreram em junho do ano passado, então essa greve piorou ainda mais a situação dos lojistas”, revela Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre. O aumento dos custos com transporte de funcionários também se revela um problema no comércio.

Poucos segmentos obtiveram resultados positivos no mês passado, como ferragens, moda e acessórios para a praia. O mesmo ocorre com a venda de ar-condicionado. A forte onda de calor influenciou o consumidor, que, em Porto Alegre, comprou 125% a mais na comparação com o mesmo período de 2013.

Porém, mesmo para estes segmentos o crescimento foi menor do que o esperado. “A greve está impactando negativamente a economia e os hábitos da cidade. Retirar todos os ônibus das ruas ocasionou problemas em diversos setores, redução de salários, fechamento de empresas e até desemprego. Estamos tomando providências legais e realizando contato com as autoridades para reivindicar uma solução rápida e eficaz”, afirma Sielichow.

Veja também

    Decretos e regrasNoticias

    Créditos do BNDES: empresário, você tem acesso a este recurso

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sondagem do Sindilojas POA prevê Dia dos Namorados tímido para o comércio na ca...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades das obras no Centro até o dia 14/06

    Veja mais
    Noticias

    Associados do Sindilojas Porto Alegre tem opção de consultoria contábil gratuita

    Veja mais