Juro do cartão e do cheque especial mantém patamar elevado

SÃO PAULO – O crédito do cartão e do cheque especial continua sendo os mais caros para o consumidor brasileiro. Isso acontece mesmo com o movimento de manutenção ou de queda do juro entre setembro e…

SÃO PAULO – O crédito do cartão e do cheque especial continua sendo os mais caros para o consumidor brasileiro. Isso acontece mesmo com o movimento de manutenção ou de queda do juro entre setembro e outubro deste ano para as modalidades. No caso do cartão de crédito, a taxa de juro se manteve em 10,69%, o maior patamar já identificado desde junho de 2000, segundo dados da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Em relação ao cheque especial, a taxa de juro registrou recuo de 0,03 ponto percentual, passando de 7,47% em setembro para 7,44% em outubro deste ano, a menor taxa desde maio de 2010.

Patamar elevado

O cenário tem propiciado a queda dos juros, mas mesmo assim essas modalidades se mantêm em um patamar elevado. Na média geral, a taxa de juro para pessoa física apresentou uma redução de 0,05 ponto percentual no mês de outubro, passando de 6,74% ao mês em setembro para 6,69% no mês passado, sendo esta a menor taxa da série histórica da Anefac, que começou a ser medida em 1995. Entre os fatores que levam à queda, estão o bom momento econômico do Brasil, a normalização do mercado externo, após o período de grande turbulência, a volta do crescimento econômico nas principais economias, a redução dos índices de inadimplência e a maior competição do sistema financeiro, segundo a Anefac.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais