Juros ao consumidor devem cair, mesmo com manutenção da Selic

SÃO PAULO – Mesmo com uma possível manutenção da Selic em 8,75% ao ano na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que começa nesta terça-feira (20), as taxas de juros ao…

SÃO PAULO – Mesmo com uma possível manutenção da Selic em 8,75% ao ano na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que começa nesta terça-feira (20), as taxas de juros ao consumidor devem continuar a cair.

“Acredito que a Selic vai se manter inalterada, mas as taxas de juros vão continuar a cair, porque há competitividade, os bancos estão com expectativa positiva da economia, em relação à renda e emprego, e a inadimplência deve cair”, afirmou o vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel de Oliveira.

De acordo com ele, os juros aos consumidores só começariam a subir se a Selic também aumentasse, o que não deve acontecer, “basicamente porque o Banco Central está sinalizando uma expansão da economia, que pressiona preços e pode fazer a inflação sair da meta”, explicou o vice-presidente.

Na contramão
Segundo Oliveira, a única taxa de juros ao consumidor que vai na contramão desta tendência de queda é a do cartão de crédito, que desde o começo do ano se mantém inalterada, ante a queda das demais modalidades.

“Talvez ela destoe do restante frente à manutenção da Selic porque é uma modalidade que não tem competição”, explicou.

Porém, ele ressaltou que o fato de o governo ter sinalizado ditar regras ao setor, para garantir mais competitividade, pode fazer com que as taxas de juros caiam. “A sinalização do governo já é condição para pressionar para baixo as taxas de juros”, explicou.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais
    NoticiasEconomia/Finanças

    Pesquisa Mensal do Comércio – Novembro de 2025 | Rio Grande do Sul

    Veja mais