Juros ao consumidor devem cair, mesmo com manutenção da Selic

SÃO PAULO – Mesmo com uma possível manutenção da Selic em 8,75% ao ano na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que começa nesta terça-feira (20), as taxas de juros ao consumidor devem continuar a cair.

“Acredito que a Selic vai se manter inalterada, mas as taxas de juros vão continuar a cair, porque há competitividade, os bancos estão com expectativa positiva da economia, em relação à renda e emprego, e a inadimplência deve cair”, afirmou o vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel de Oliveira.

De acordo com ele, os juros aos consumidores só começariam a subir se a Selic também aumentasse, o que não deve acontecer, “basicamente porque o Banco Central está sinalizando uma expansão da economia, que pressiona preços e pode fazer a inflação sair da meta”, explicou o vice-presidente.

Na contramão
Segundo Oliveira, a única taxa de juros ao consumidor que vai na contramão desta tendência de queda é a do cartão de crédito, que desde o começo do ano se mantém inalterada, ante a queda das demais modalidades.

“Talvez ela destoe do restante frente à manutenção da Selic porque é uma modalidade que não tem competição”, explicou.

Porém, ele ressaltou que o fato de o governo ter sinalizado ditar regras ao setor, para garantir mais competitividade, pode fazer com que as taxas de juros caiam. “A sinalização do governo já é condição para pressionar para baixo as taxas de juros”, explicou.