Juros do crediário caem em todos os tipos de lojas pesquisados em outubro

SÃO PAULO – Os juros no crediário registraram queda nos 12 tipos de lojas pesquisadas em outubro. Na média, a taxa de juros do comércio ficou em 5,55% a.m. no décimo mês do ano, atingindo o menor patamar…

SÃO PAULO – Os juros no crediário registraram queda nos 12 tipos de lojas pesquisadas em outubro. Na média, a taxa de juros do comércio ficou em 5,55% a.m. no décimo mês do ano, atingindo o menor patamar desde o início da série, em 1995. Segundo levantamento divulgado pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) na quinta-feira (11), as taxas variaram de 2,29% a 8,21% ao mês em outubro, dependendo do setor.

Variáveis

As instituições financeiras determinam os juros baseadas em cinco fatores: custo de captação, depósitos compulsórios, despesas administrativas, margem líquida do banco (lucro) e o risco (inadimplência), que é o único item que pode ter alguma variação por setor. Além da inadimplência, o prazo e a competição ditam a diferença das taxas de juros. A demanda é outra determinante, uma vez que a taxa de juros é reduzida quando a procura pelo produto é baixa.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 02/03 A 08/03

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas POA realiza mais um Feirão de Empregos

    Veja mais
    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais