Kick Off do programa Co.nectar Acelera!

(Atualizado) Programa de aceleração desenvolvido pelo Co.nectar hub é voltado para startups atuarem na área do varejo

O Co.nectar Acelera é um programa de aceleração desenvolvido pelo Co.nectar hub voltado para startups da área do varejo. E após a inscrição de um total de 49 interessadas e a participação na competição – cuja banca final ocorreu dentro da 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV), oito startups foram selecionadas para participarem do programa, que conta com a consultoria da Numerik, empresa com amplo conhecimento do mercado.

Na última semana aconteceu o Kick Off do projeto, dentro do Co.nectar hub, quando as startups selecionadas foram apresentadas ao cronograma que contará com workshops, matchmakings e mentorias, coletivas e individuais. O pontapé inicial do projeto, contou com a participação das empresas, seis delas no formato presencial e duas delas online, pois são de fora do Estado, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte.

Um outro tema debatido no encontro da última semana foi o motivo por estas oito startups buscarem participar do programa.  Segundo Marcelo Paes, head do Co.nectar, “obtivemos respostas variadas, que vai da ideia deles em ajudarem o comércio com soluções para os varejistas, assim como, criarem novas conexões na área da tecnologia e inovação”.

Importante frisar que toda essa iniciativa vem com um conceito já conhecido, chamado de Open Innovation, onde a inovação não precisa nascer ou se desenvolver dentro do negócio. Ela pode vir de fora, desde que esteja acessível. Da mesma forma, nem tudo que é promovido e realizado dentro de uma Entidade, por exemplo, precisa ficar apenas a serviço dessa organização. “É preciso buscar o compartilhamento de ideias e das soluções”, comentou Marcelo Paes. Para o head do hub, a ideia central do Acelera é “buscar soluções para os lojistas com finalidade de apresentar melhorias ao varejo, mas nada impede que possa ser benéfico ao próprio Sindilojas Porto Alegre, por exemplo. Com o programa Co.nectar Acelera, queremos ajudar as empresas nascentes a se desenvolverem mais rápido, pois isso vai promover também o avanço do setor varejista, afirmou.