Lições das “startups unicórnio ” para a sua empresa

Empresas que causaram a disrupção em diferentes setores têm importantes ensinamentos para os empreendedores

Combinando tecnologia, inovação e estratégias ousadas, as startups estão causando a disrupção de diversos setores e até mesmo abrindo novos mercados.

Algumas dessas empresas criaram serviços e produtos tão úteis e inovadores que se tornaram "unicórnios". O termo é usado para classificar negócios cujo valor de mercado é igual ou superior a US$ 1 bilhão.

Um texto da "Entrepreneur" traz oito lições das startups unicórnio para os empreendedores. Confira-as abaixo:

1. Construa algo que os clientes realmente amem
É melhor oferecer um produto ou serviço que 100 pessoas amem do que algo que milhões de pessoas apenas gostem.

Foi o que ensinou Paul Graham, fundador da aceleradora Y Combinator, a Brian Chesky, CEO do Airbnb. De acordo com Graham, quando as pessoas amam um produto, elas acabam influenciando seus amigos, colegas e familiares a também experimentá-lo. E esse movimento é capaz de impulsionar um negócio.

2. Há espaço para mais de uma empresa inovadora
O Lyft foi fundado três anos após o Uber. Apesar de não ser a pioneira no setor de transporte privado, a empresa tem crescido de uma maneira mais rápida do que seu concorrente e hoje está avaliada em aproximadamente US$ 11 bilhões.

Isso mostra que alguns mercados são grandes o suficiente para acomodar mais de uma startup revolucionária. Sendo assim, não desista de um negócio apenas porque você chegou depois de seu concorrente ao mercado.

3. O jeito de comprar está mudando
Bilhões de dólares estão sendo investidos para tornar a experiência de compra mais agradável e rápida. Entregas com drones e supermercados sem serviço de caixa são apenas alguns exemplos. Mas a automatização não é o único caminho.

A Instacart, também um unicórnio, envia outras pessoas a mercearias para realizar as compras de seus clientes. Quando a compra é concluída, os produtos são entregues em no máximo duas horas no endereço do contratante.

4. Venda ferramentas que você mesmo queira usar
A New Relic é uma plataforma feita por engenheiros para engenheiros. Essa ferramenta foi criada para ajudar esses profissionais na criação de códigos de programação.

Com essa solução, que ajudou tanto seus criadores quanto seus clientes, a empresa se tornou uma gigante de tecnologia avaliada em US$ 3 bilhões.

5. É preciso olhar para as empresas de porte médio
De maneira diferente de seus concorrentes, que buscavam sempre fechar negócios com empresas de grande porte, a HubSpot optou por outro caminho. Focando em médios negócios, a empresa cresceu rapidamente e se tornou uma companhia de US$ 3 bilhões.  

6. Empresas inovadoras têm apoio das novas gerações
Um estudo realizado pelo Google mostrou que os millenials e a geração Z consideram a fabricante de veículos elétricos Tesla uma das empresas “mais legais” do mundo.

O curioso é que muitos participantes do estudo nem tinham idade para comprar um carro. Isso pode ser encarado como um sinal de que as novas gerações estão dispostas a apoiar negócios que querem transformar o mundo.

7. A inovação é possível até mesmo no governo
A burocracia e falta de confiança no setor público nos fazem pensar que esse não é um ambiente propício à inovação. Mas empresas como a Palantir estão aí para provar o contrário.

A startup desenvolve soluções tecnológicas que ajudam governos federais a detectar fraudes e comportamentos suspeitos dos contribuintes. Com isso é possível pegar os infratores e até mesmo evitar que eles cometam fraudes.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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