Liderança: o maestro da sua equipe de vendas

Gerenciar vendas é obter resultados por meio dos membros da equipe. A responsabilidade por tais resultados é sua, gerente, e somente sua.

Se você já teve a oportunidade de ver o ensaio ou a apresentação de uma orquestra, percebeu que antes da chegada do maestro, os músicos se preocupam com a afinação de seus instrumentos e com a leitura da partitura. Cada um com suas ações individuais, fazem barulhos desconexos e sem harmonia.

De repente, o maestro chega, se posiciona em seu púlpito e levanta sua batuta, e como num passe de mágica, a harmonia encontra todos os músicos. É a Liderança dele para todos ao mesmo tempo, no mesmo ritmo, começam o espetáculo que enche a sala e encanta quem está assistindo.

Só que não há mágica, a batuta não é uma varinha de condão e o maestro não é nenhum tipo de mago. O que existe de fato é um maestro que estudou e se capacitou muito para conduzir os músicos. O que há de verdade são músicos que ensaiam e se preparam soberbamente para que na hora do espetáculo eles saibam o que fazer, quando fazer e como fazer.

Quando vejo o maestro André Rieu conduzindo, me inspiro em seu exemplo de liderança. Pois sabe-se que é um exímio violinista e também é muito carismático, mas sua capacidade de conduzir a sua orquestra que conta com dezenas de músicos é inspiradora. André, sem dizer uma palavra, conduz, inspira, e sua equipe reflete sua capacidade e carisma alcançando seu objetivo: emocionar a plateia através da música.

E por que não levar este exemplo de liderança para nossa equipe de vendas? Como o maestro de sua equipe, você sabe que é desafiador afinar o trabalho de todos, e inspirar o melhor de cada um a fim de alcançar seu objetivo. E ao invés de reclamar da equipe que trabalha com você, quero propor que haja uma profunda reflexão com relação ao seu papel de líder da equipe de vendas.

Afinal, gerenciar vendas é obter resultados por meio dos membros da equipe. A responsabilidade por tais resultados é sua, gerente, e somente sua. Cabe a você desenvolver sua equipe de vendas tanto no que se refere ao treinamento de vendas, quanto no que diz respeito ao recrutamento e à seleção de novos vendedores.

Para auxiliar você a se tornar um bom maestro, quero propor que reflita com base nos seguintes pontos:

• Quanto tempo eu dediquei no último mês para ouvir minha equipe de vendas?
  • Quanto tempo eu dediquei para o treinamento individual, corrigindo falhas, amenizando pontos fracos, dando-lhes argumentos e técnicas de vendas para que eles próprios produzam com eficiência?
  • Deixei que os vendedores falassem sobre seus planos futuros, discutindo com eles a melhor forma de alcançá-los?
  • Ajudei meus vendedores a compreender melhor suas obrigações, orientando-os e treinando-os constantemente para que obtenham resultados em cada atendimento?
  • Procuro dar mais autonomia aos vendedores, fazendo com que dependam menos de mim na hora do fechamento das vendas?
  • Tenho falado com todos os vendedores de forma equilibrada, sem dar mais atenção a uns do que a outros?
  • Tenho elogiado meus vendedores mais do que os tenho criticado?
  • Ouço meus vendedores com a mesma atenção com que escuto meu superior?

Você tem a chance de começar este ano, com novas atitudes! Começar o ano tomando o seu lugar de líder e se posicionando como maestro desta orquestra.

Esta é sem dúvida a estratégia mais segura e duradoura para criar uma equipe de alta performance! Liderança é o compromisso de desenvolver as pessoas, e auxiliá-las para que elas alcancem resultados que sozinhas não conseguiriam.

Fonte: Sucesso em Vendas