Liminar suspende pagamento de piso regional para o setor de comércio

O Sindilojas Porto Alegre informa que os pisos salariais dos comerciários empregados de lojistas da Capital e Alvorada foram ajustados em Convenções Coletivas de Trabalho com vigência até outubro de 2014….

O Sindilojas Porto Alegre informa que os pisos salariais dos comerciários empregados de lojistas da Capital e Alvorada foram ajustados em Convenções Coletivas de Trabalho com vigência até outubro de 2014.

O Sindilojas Porto Alegre integra o sistema Fecomércio/RS, que obteve liminar no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul suspendendo a fixação de salário mínimo regional para comerciários gaúchos. A decisão consagra a negociação coletiva como forma exclusiva de fixação dos pisos dos comerciários, conforme defendido pelos comerciantes gaúchos.

De acordo com a decisão, a lei é inconstitucional porque, a partir de 2013, há legislação federal específica que regulamenta a profissão de comerciário e estabelece que o piso da categoria somente pode ser estabelecido através de negociação coletiva de trabalho.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais