Limite dos juros do rotativo do cartão entra em vigor

Nova medida vale apenas para os valores que entrarem no rotativo a partir desta quarta-feira, 3

As novas regras que entraram em vigor nesta quarta-feira, dia 03, limitam os juros nas dívidas do cartão de crédito, especialmente no chamado “rotativo”. Anteriormente, a taxa média de juros do cartão de crédito rotativo para pessoas físicas estava em 14,94% ao mês, ou 431,58% ao ano, de acordo com dados do Banco Central de outubro de 2023.

Com as novas medidas, decididas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em dezembro, o juro no rotativo do cartão não pode ultrapassar 100% do valor principal da dívida. Isso significa que a dívida total de alguém que atrasa a fatura do cartão não pode exceder o dobro do débito original.

Em termos práticos, se uma pessoa deixar de pagar uma fatura de cartão de crédito de R$ 1 mil no vencimento e permanecer inadimplente por um ano, acumularia uma dívida total de R$ 5.310, considerando os juros anteriores. Com o teto de juros em 100% do valor original do débito, limitando a dívida total ao dobro do não pago, a nova dívida seria de R$ 2 mil.

Além disso, o CMN também instituiu a portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito e aumentou a transparência nas faturas. No entanto, essas exigências só entrarão em vigor em 1º de julho. Portanto, a partir dessa data, os consumidores poderão usufruir da portabilidade do saldo devedor e terão mais informações transparentes em suas faturas, proporcionando maior clareza sobre os custos envolvidos.

Para mais informações, clique aqui.