Links patrocinados. Vantagem para micro e pequenas empresas?

O patrocínio de posts é mais um dos vários recursos do marketing digital em mídias sociais e sites. A vantagem é que esse anúncio aparece diretamente no feed de notícias do público-alvo, a chamada…

O patrocínio de posts é mais um dos vários recursos do marketing digital em mídias sociais e sites. A vantagem é que esse anúncio aparece diretamente no feed de notícias do público-alvo, a chamada timeline do usuário – um lugar de destaque.

Porém, é necessário saber qual o melhor tipo de conteúdo a ser divulgado dessa maneira. Esse serviço é recomendado para empresas que já possuem uma estratégia online consolidada e pretendem evidenciar determinada ação, de acordo com Filipe Carpes – publicitário e diretor da agência Sawi (Campinas/SP).

O histórico patrocinado é outra estratégia vantajosa. Ele tem um poder de convencimento quatro vezes maior do que outros formatos. Nesse modelo, é utilizada a reputação de um amigo do usuário, que o leva a endossar o anúncio.

Os vários formatos de anúncios possibilitam montar patrocínios com targets bem definidos. Dessa maneira, pode-se aumentar a audiência da fan page, direcionar e evidenciar um determinado conteúdo, aumentar a venda de algum produto. A plataforma do Facebook oferece todas essas opções e possibilita a otimização da verba.

Para verificar esses resultados, é possível usar as métricas que a própria rede social oferece e extrair informações relevantes. No entanto, ter acesso aos dados não é tudo, pois o importante é saber analisá-las e utilizá-las de uma maneira em que o cliente tenha o melhor feedback.

Um exemplo é uma campanha da Agência Sawi, feita para uma rede de óticas. A ação era composta por 13 pequenos desafios no e-commerce e ganhava àquele que encontrasse o código primeiro. Cada post sobre a campanha era patrocinado com o objetivo de gerar curiosidade e engajamento do público. “Neste período, continuamos gerenciando o Facebook do cliente com outras mensagens estratégicas. Porém, não as patrocinamos, pois entendemos que valeria mais a pena fazer anúncios para levar pessoas até a fan page em outros moldes”, explica o diretor da agência, Filipe Carpes.

Como a rede social permite pequenos investimentos com bons resultados, existem muitos casos que passam uma falsa impressão de que a campanha está atingindo os objetivos. “Já tivemos casos de clientes novos que tinham o objetivo de aumentar o número de curtir. Com alguns ajustes, a empresa conseguiu um aumento de até 300% de conversão com mesmo investimento. Ou pode-se ter a impressão de que os resultados do Facebook são “aqueles mesmos” – muito curtir e nada de vendas. O que não é verdade, tudo depende de estratégia e execução”, explica Carpe.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais