Live do Sindilojas Porto Alegre aborda insights gerados no Latam Retail Show

Transmissão foi realizada diretamente do local onde o evento foi realizado, em São Paulo

O Sindilojas Porto Alegre esteve presente no Latam Retail Show, considerado o mais importante evento de varejo e consumo B2B da América Latina e que ocorreu até esta quinta-feira (15), representado pelo presidente, Arcione Piva, o vice-presidente, Tarcisio Pires, e a head de Marketing, Diana Lienert. Com o objetivo de compartilhar os principais insights do evento, a entidade realizou uma live no perfil do Instagram direto do local do evento, em São Paulo, liderada por Diana e com participação do gestor de Marketing e Inovação da CDL Porto Alegre, Rafael Guerra, e do coordenador de Projetos de Varejo do Sebrae-RS, Fabiano Zortéa.

Diante do volume de conteúdos abordados, tais como, reconexão entre clientes e empresas, comportamento de consumo, foco no cliente, mundo phygital, entre outros, Diana destacou dois pontos para debater com os participantes da live: varejo de comunidade e consumidor digital na versão 2023. Para Zortéa, o conceito é sofisticado, mas simples na execução. “Trata-se do comportamento humano, da ideia de que não estamos isolados. Desta forma, é preciso entender como as marcas e o varejo podem construir e agregar socialmente em movimentos ou ações da localidade em que pertencem e, consequentemente, ter retorno em vendas”, relatou. Enaltecendo e complementando a fala inicial, Guerra pontuou que esta comunidade se retroalimenta. “É preciso saber quem nos cerca, onde estamos inseridos e qual a realidade local. Ter o olhar global para vender regionalmente”, disse.

Já sobre o consumidor digital na versão 2023, que significa o cliente que gosta de comunicação pessoalizada, de mais conveniência e consumir via celular, do consumo consciente e sustentável, além de usufruir de vários canais, Rafael Guerra afirmou: “o digital ajuda no processo sobre o que o varejista precisa saber e também sobre o que o cliente necessita. O varejo irá virar publisher e, cada vez mais, será gerador de conteúdo no ambiente digital”. Fabiano Zortéa provocou uma reflexão ao destacar o comportamento online de consumo com a necessidade de humanização do atendimento. “Quanto mais digital o consumidor for, mais pessoal ele espera que seja a relação de venda com o varejo”, finalizou.

Perdeu a live e gostaria de assistir? Confira no perfil do instagram do Sindilojas POA (@sindilojaspoa)