Loja conceito permite acesso a ações estratégicas

Iniciativa do Sebrae-RS será implantada no dia 17 no Shopping Total

Quem nunca desejou experimentar uma roupa sem precisar ir ao provador? E qual o lojista que não gostaria de ter certeza que o público está sendo atraído pelas peças expostas na vitrine? Todas as tecnologias capazes de desempenhar esses processos serão apresentadas aos empresários interessados em conhecer a Loja Conceito do Sebrae-RS, aberta para visitação entre os dias 17 de outubro e 29 de novembro no Shopping Total, em Porto Alegre.

O modelo mostrará aos varejistas pontos estratégicos essenciais para o sucesso do comércio, como arrumação e apresentação das peças, tamanho do provador, trilha sonora e aroma do ambiente. Além disso, serão apresentadas ferramentas capazes de otimizar o serviço oferecido e levar tecnologia às lojas físicas, como o sistema de provador virtual, a tecnologia de Identificação por Rádio-Frequência (RFID) e o rastreador de fluxo de consumidores.

O gerente setorial de Comércio e Serviços do Sebrae-RS, Fábio Krieger, afirma que o uso do RFID nas etiquetas das roupas é uma das principais novidades apresentadas. O sistema diminui o tempo de busca no estoque e de cobrança, já que o sinal transmitido permite a identificação de quantas peças estão dentro da loja e sua localização, além de contabilizar o preço dos itens automaticamente na hora em que as peças são depositadas no balcão.

Outra atração é o rastreador de fluxo de pessoas, sistema de câmeras internas e externas com as quais se pode identificar o sexo de quem para na vitrine, quantas destas acabam entrando e as zonas da loja onde os clientes costumam parar. “Identificamos as zonas quentes da loja e vemos o que funciona melhor nesses espaços. Com esses dados, é possível traçar estratégias de mobiliário e disposição dos produtos”, explica Krieger.

Em sua 3ª edição, a iniciativa terá o layout de uma loja de luxo voltada para o público feminino. Durante a visita, os empresários entrarão em contato com micro e pequenas empresas gaúchas selecionadas pelo Sebrae para mostrar produtos que tenham a ver com o nicho de mercado estabelecido.

Uma das selecionadas é a marca de camisetas Humanus. Com apenas três anos de existência, a marca voltada para o público jovem mistura arte e irreverência e levará ao local cerca de 55 peças da coleção de mesmo nome da marca, com estampas de grandes personagens da história mundial. Atualmente com 16 pontos de vendas parceiros, um dos sócios da Humanus, Bruno Gonçalves, afirma que a expectativa é de que o número aumente com a participação no evento. “Essa será uma boa oportunidade para lojistas antenados e interessados em tecnologia tanto da Capital quanto do Interior entrarem em contato com a nossa marca”, destaca Gonçalves.

A expectativa da organização do evento é de que mais de 1,5 mil empresários e estudantes se inscrevam nas visitas guiadas combinadas com palestras educativas, realizadas no ambiente montado no 3º andar do prédio dois do Shopping Total. Para participar, é necessário agendar a visita previamente pelo telefone da Central de Relacionamento do Sebrae-RS (0800.570.0800).

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais