Lojas de Nova Iorque se destacam no varejo mundial
A NRF Retail’s Big Show acabou, mas Nova Iorque continua movimentada por empresários que continuam na cidade para ver na prática os conteúdos apresentados no evento.
A NRF Retail’s Big Show acabou, mas Nova Iorque continua movimentada por empresários que ficaram na cidade para ver na prática os conteúdos apresentados no evento. Alexandre Peixoto, superintendente, e Graciele Grando, gerente de Comunicação & Marketing, do Sindilojas Porto Alegre, fazem parte desse grupo de visitantes. Com curadoria do especialista Fabiano Zortéa, do Sebrae RS, confira abaixo quais foram os maiores destaques dessas visitas que duraram dois dias.
B&H Photo – Essa é a maior loja de equipamentos fotográficos e de vídeo dos Estados Unidos. Referência em atendimento, sempre é visitada pelos admiradores do varejo. Todos os funcionários são preparados tecnicamente para atender o público exigente de Nova Iorque. Considerados especialistas no negócio, os profissionais têm grande conhecimento técnico e recebem treinamento semanal.
Amazon Books – A segunda parada do roteiro mostrou uma proposta de experiência de compra que mistura o físico e o digital. Sendo essa uma das maiores tendências do varejo. No ponto de venda, a livraria consegue levar algumas propostas que fazem sucesso no site, por exemplo o sistema de avaliação por estrelas. Outro destaque é a forma de exposição dos livros que lembram muito o e-commerce da marca.
Glossier – O grupo também conheceu uma das principais novidades do varejo de Nova Iorque. A loja de produtos de beleza tem um conceito no novo: facilitar a rotina de beleza das mulheres jovens. As clientes também experimentam sozinhas os produtos, e existe uma estrutura completa para fazer a higiene. Mas o que mais chama a atenção das clientes que entram no estabelecimento são os espaços para fotos. O ambiente é “altamente instagramável” e faz com que as consumidoras fiquem por mais tempo no estabelecimento e divulguem espontaneamente a marca nas redes sociais.
Starbucks Reserve Roastery – A loja conceito que abriu em dezembro em 2018 é uma nova proposta da marca de cafeterias. A ideia é proporcionar sensações únicas para os amantes de café. Os clientes podem acompanhar o processo completo de torrefação e elaboração do café mais premium da Starbucks. Outro destaque é a parceria exclusiva do mestre padeiro Rocco Princi, da padaria boutique italiana conhecida pelo seu pão quente e ingredientes de melhor qualidade.
Nike House Of Innovation – Essa é uma marca que sempre lança espaços que movimentam o comércio da cidade. No último andar, os funcionários recebem clientes apenas com horário marcado. Objetivo é se aproximar de clientes fiéis através da personalização de peças. É possível mudar a cor de um tênis ou tecido, por exemplo.
Uniqlo Flagship Store – Esse é um estabelecimento que vende roupas casuais, mas se torna diferente pela forma como expõe os produtos. As roupas são separadas por preço para ajudar os clientes a encontrarem facilmente as peças que eles podem pagar. Essa sinalização é um diferencial e tem impacto direto nas vendas.
FAO Schwarz – É uma famosa revendedora de brinquedo que está fazendo grande sucesso com os turistas de Nova Iorque. A loja é dividida por setores, onde é possível encontrar vendedores que fazem demonstração de produtos e interagem com o público, sendo esse o maior diferencial. Muitas pessoas visitam o estabelecimento para ver o famoso piano, que ficou consagrado ao aparecer no filme Esqueceram de Mim.
The phluid – A primeira loja de roupa sem gênero do mundo. O espaço foi aberto em Nova Iorque com o intuito de disponibilizar uma experiência de consumo inclusiva para clientes de gênero fluido, oferecendo vestimenta de gênero neutro.
Urban Outfitters – Essa é uma loja de roupas que engaja seus clientes e une as pessoas. É um estabelecimento que expõe os produtos de uma maneira que proporciona interação. Além de fazer compras, os visitantes também podem aproveitar um café com vista panorâmica para a loja.
Casper – É uma loja de colchões que tem um ambiente confortável para os clientes experimentarem os produtos. Caso o comprador não aprove o colchão, é possível devolver em um prazo de 100 dias. Essas peças são encaminhas para doação, não para descarte.
Sonos Store – A empresa de alto-falantes é mais uma atração imperdível para quem visita Nova Iorque. Com uma qualidade pouco encontrada no mercado, os produtos se destacam pelo funcionamento e durabilidade. No PDV é possível testar os aparelhos em cabine com acústica apropriada e que simulam o funcionamento em uma residência. O funcionamento pode ser feito por um aplicativo.
Eataly – O restaurante é conhecido por apresentar diversas opções para quem ama a culinária italiana. As bancas de legumes, balcões refrigerados, prateleiras, bares e restaurantes só vendem ingredientes que são da Itália (no caso dos industrializados) ou são produzidos e processados de acordo com as tradições.