Lojas de Porto Alegre podem abrir no dia 12 de outubro

Para esta quarta-feira, Feriado de Nossa Senhora Aparecida, quando também se celebra o Dia das Crianças, lojistas devem seguir as regras da Convenção Coletiva.

Na próxima quarta-feira, 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, as lojas de Porto Alegre possuem autorização para abrir, conforme estipulado em Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Para utilizar a mão de obra dos empregados nesta data, quando também se comemora o Dia das Crianças, a orientação do Sindilojas Porto Alegre é que a empresa tenha aderido ao acordo coletivo. Firmada pelo Sindilojas POA com o Sindec-POA, entidade que representa os empregados do setor, a Convenção Coletiva traz as regras para atuação de funcionários nas empresas do comércio. Os arquivos na íntegra podem ser acessados neste link.

A jornada de trabalho para feriados, conforme previsto na Convenção, pode ser estabelecida entre 6 e 8 horas. O horário de abertura para o comércio de rua fica à critério de cada empresa. Já as lojas localizadas em shoppings centers e centros comerciais devem seguir as orientações desses estabelecimentos.