Lojas de shoppings avaliam custos

Os atritos no relacionamento entre lojistas e administradoras de shopping centers no país suscitou a realização de uma pesquisa sobre o assunto. Os dados foram coletados pelo Instituto Vox Populi para o Conselho Nacional de Entidades do Comércio em Shopping Centers (Conecs). O maior temor se deve aos elevados custos de condomínios e taxas. “Empreendedores de pequeno e médio porte são sufocados e não sobrevivem mais de cinco anos, pois acabam pagando até 14 aluguéis por ano ou mais em função de regras contratuais que lhe são impostas”, criticou o presidente do Sindilojas de Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, que acompanhou a apresentação dos dados, em Brasília.

Segundo ele, os lojistas dos centros de compras de Porto Alegre deram plenos poderes para que a entidade busque informações e os represente legalmente em ações que tenham como objetivo coibir excessos por parte dos administradores. Sielichow lamentou a imposição de contratos “autocratas, em processos desumanos contra os pequenos lojistas”.

Conforme a pesquisa, 71% das lojas têm menos de dez funcionários, enquanto 75,5% exibem menos de 100 metros quadrados. “É impressionante que 54,8% das unidades comerciais em shoppings não cheguem ao quinto aniversário, aumentando as falências e o desemprego”, lamentou o presidente do Sindilojas. Além disso, no momento em que acaba tendo de deixar o shopping, o lojista deve pagar uma multa que varia entre 12 e 20 vezes o valor do aluguel mensal.