Lojistas aguardam o frio para reduzir estoques lotados de roupas e calçados

Previsão do tempo alerta para diminuição da temperatura nesta semana

Já estamos no fim de maio e o frio ainda não veio para ficar no Estado. Enquanto isso, os estoques das lojas estão lotados de roupas e calçados de inverno. Há comerciantes que, inclusive, têm colocado alguns itens em promoção para manter o caixa do estabelecimento. Esperam, no entanto, que o frio venha com força nesta semana, conforme a previsão do tempo tem apontado. Segundo o diretor do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre Paulo Kruse, a resposta do consumidor é imediata. A expectativa é movimentar as vendas para o Dia dos Namorados. — No ano passado não foi tão frio. Esse ano o frio deve chegar com força, as pessoas devem comprar casacos, gorros, mantas e lãs. Os estabelecimentos estão com os estoques abarrotados esperando que o frio chegue. Além da demora do frio, o setor de confecções e calçados atribui a redução de vendas aos incentivos fiscais dados a outros produtos, como a linha branca, redirecionando os gastos dos consumidores.