Lojistas estão otimistas com as vendas de eletros para o frio até o final do inverno

Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Poa realizou pesquisa nos segmentos de eletrodomésticos, materiais de construção e ferragens da capital

Apesar da temperatura média do inverno deste ano de 2023 estar mais alta, a expectativa de vendas dos lojistas para eletrodomésticos é boa, segundo o levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. O resultado mostra que 52,1% dos respondentes esperam um crescimento nas vendas de aquecedores, aparelhos de ar-condicionado/splits, lareira ecológicas e secadoras de roupa, em relação ao ano de 2022. Entre esses, o índice do percentual de aumento esperado nas vendas ficou em 16%.

Do outro lado, 14,6% esperam queda nas vendas. Esse dado mostra uma relação com o resultado do movimento atual na busca por esses eletros. Para 62,5% o movimento ainda é baixo. Em seguida, com 25,6%, lojistas que citaram que o movimento é médio. Apenas 12,5% comemoram uma busca alta pelos itens acima citados.

Dos produtos pesquisados, apenas a busca por secadoras de roupa obteve aumento na relação com o ano anterior. Para quase 45%, as vendas desse eletro estão maiores agora, com aumento médio em 12%. Em média o valor está na faixa de R$ 1.680.

Já os aquecedores andam com vendas em baixa. Com preço médio de R$ 190,00, os lojistas citam que as diminuições nas vendas hoje atingem os19%.

Lareiras ecológicas e ares-condicionados tem suas vendas parecidas com o ano de 2022. Se a saída dos aparelhos de ar-condicionado/Split vem se mantendo muito próxima em relação a 2022 para 53,6% dos lojistas entrevistados, para apenas 7,1% ela subiu. O ticket médio deste item está em R$ 2.181.

Quanto às lareiras ecológicas, eletro com o valor mais elevado entre os pesquisados (R$ 2.360), não há expectativa de aumento nas vendas para 2023.

Na análise do presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a expectativa de melhorar as vendas de eletrodomésticos para o inverno até o fim da estação tem uma explicação. “Os lojistas aguardam aquela semana de frio que ainda não aconteceu. Tivemos alguns dias com a temperatura mais baixa, mas foram alguns dias apenas”, explicou. Por mais que se noticie que esse inverno deva ser mais úmido e menos frio, ele está apenas no começo. “Há espaço para que o frio chegue mais forte em algum período, e aí sim, as pessoas devem ir às compras, comentou Arcione Piva, com uma dose de otimismo.

 

Demais dados:

Até quando a loja vai oferecer desconto ou promoção nestas linhas de produto?

Até o fim do inverno: 78,3%

Até o fim de junho: 17,3%

Até o fim de julho: 4,4%

Segmento da loja dos respondentes:

Eletro: 54,2%

Material de Construção: 31,2%

Ferragem: 14,6%

Acesse aqui o Infográfico com o resultado de vendas de eletrodomésticos para o inverno 2023