Lojistas oferecem cursos a trabalhadores para sanar carência

A carência de profissionais qualificados no varejo tem levado entidades representativas do comércio a buscar uma forma de reverter este cenário a médio prazo. Preocupados com a dificuldade de preencher as…

A carência de profissionais qualificados no varejo tem levado entidades representativas do comércio a buscar uma forma de reverter este cenário a médio prazo. Preocupados com a dificuldade de preencher as vagas disponíveis no mercado com profissionais qualificados, empresários do ramo estão capacitando jovens estreantes e trabalhadores interessados em sair da informalidade. A meta é preparar principalmente vendedores, mas gerentes e gestores de negócios também estão incluídos nos projetos voltados à capacitação de mão de obra, que devem se acirrar no segundo semestre deste ano.

“Emprego, no comércio, tem de sobra, o que falta é mão de obra”, afirma o vice-presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse. “Este é um problema que não é só do varejo”, acrescenta, ressaltando que a entidade lançou, neste mês, o projeto Geração Varejo, cuja meta é capacitar cerca de 700 profissionais até novembro deste ano. “Para isso, contratamos uma equipe de professores especializados, e uma psicóloga, para avaliar os participantes”, informa o dirigente. O projeto oferece cursos gratuitos de capacitação de vendedores e gestores de negócios e promove treinamento de gerentes, por preços que, segundo Kruse, equivalem a 30% do valor de mercado. As aulas ocorrem na sede do Sindilojas. Os interessados devem se cadastrar através do site da entidade e passar por uma entrevista com a psicóloga do projeto, que analisa o perfil dos inscritos e os encaminha para a capacitação. “A partir de junho, os candidatos que concluírem os cursos terão seus currículos disponibilizados para consulta dos lojistas associados ao sindicato, passando a concorrer a vagas de emprego, conforme a necessidade das empresas”, explica o vice-presidente do Sindilojas da Capital.

Ele destaca que antes de lançar o Geração Varejo, a entidade já promovia cursos de capacitação. Agora, a ideia é acirrar esta iniciativa, mantendo o projeto de forma permanente. A cada semana, deverá se formar uma turma de 25 pessoas interessadas em gestão de negócios e 25 vendedores. Os cursos para gerentes devem capacitar 90 pessoas por turma. A idade inicial é de 18 anos. “Iremos dar preferência para pessoas com segundo grau completo”, adianta Kruse. Com o objetivo de estimular a capacitação para quem quer trabalhar no comércio e ainda não tem a qualificação adequada, ou contemplar profissionais que já trabalham no segmento, mas querem melhorar sua colocação, o Senac RS oferece palestras e oficinas que destacam as opções no mundo do trabalho e o perfil do profissional que o mercado deseja hoje. Na opinião do diretor regional da entidade, José Paulo da Rosa, é preciso oferecer educação profissional, a curto prazo, mas é preciso também estar ciente da necessidade de priorizar o ensino formal. “A análise que a sociedade precisa fazer é sobre a qualidade da nossa educação, temos no País uma educação formal de baixa qualidade – pouquíssimos dos que ingressam no Ensino Fundamental se formam, e destes, uma parcela ainda menor busca capacitação”, avalia Rosa.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lan...

    Veja mais