Lula diz que mundo “pode ir à falência” se países ricos não estimularem consumo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira em Seul, na Coreia do Sul, que se os países ricos incentivarem apenas as exportações como forma de sair da crise, “o mundo…

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira em Seul, na Coreia do Sul, que se os países ricos incentivarem apenas as exportações como forma de sair da crise, “o mundo irá à falência”. Segundo Lula, ao contrário das nações emergentes, que adotaram políticas expansivas durante o auge da crise financeira internacional, os países ricos fizeram contenção de gastos.

O presidente também destacou que o comércio mundial depende diretamente do consumo nas nações desenvolvidas. — Todo mundo quer ganhar mais com mais exportação. E não é possível apostar apenas nisto. Os países emergentes não suportam ser responsáveis pelo consumo e pela produção ao mesmo tempo — completou Lula, durante entrevista coletiva ao lado do ministro da Fazenda, Guido Mantega, antes da reunião de cúpula do G20.

Lula disse que foi consultado sobre a alternativa de uma cesta de moedas para substituir o dólar como moeda de referência, e disse que o Brasil trabalha nesta possibilidade com China, Rússia e Índia. — Desde o ano passado estamos discutindo no BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), para fazer comércio em nossas moedas. Isto é fácil de falar, mas estamos tão acostumados a trabalhar com o dólar que há medo de fazer algo novo. Mas o dólar não pode continuar sendo uma moeda de referência se é feito por apenas um país. Tem que haver outras possibilidades de referência”, concluiu o presidente brasileiro. — concluiu.

A reunião dos representantes dos países que compõem o G-20 começou hoje e foi marcada por protestos. O governo sul-coreano criou uma grande operação de segurança para evitar outras manifestações anunciados por milhares de ativistas e até uma cerca de dois metros de altura foi instalada no local que reúne os líderes.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais