Maior poder aquisitivo e dólar em baixa refinam ceia natalina

Em um ano marcado pelo aumento de renda da população e desvalorização do dólar frente ao real, a ceia de Natal dos gaúchos será mais farta. Além dos tradicionais peru, panetone e espumante, a mesa…

Em um ano marcado pelo aumento de renda da população e desvalorização do dólar frente ao real, a ceia de Natal dos gaúchos será mais farta. Além dos tradicionais peru, panetone e espumante, a mesa natalina poderá ser decorada com produtos importados – como nozes finas, castanhas portuguesas e frutas cristalizadas.

Especiarias características da data, trazidas de diversos países e cotadas em dólar, chegaram a ser substituídas em 2009 por ingredientes mais baratos. Ao longo do ano, esses produtos chegaram a aumentar mais de 20% na origem – em razão da alta da demanda mundial e da quebra de safra em algumas regiões. Com a baixa da moeda americana no câmbio, o valor médio de itens como passas de ameixa, tâmaras e alcaparras tiveram redução de 5% no mercado brasileiro. — Quem deixou de comprar especiarias no ano passado para economizar poderá aproveitar agora — afirma Zildo De Marchi, diretor-presidente da importadora Uniagro.

Quanto aos itens produzidos no país, os preços seguiram a inflação, com algumas exceções. É o caso do chester e do camarão, que na Capital caíram 2,78% e 7,77%, respectivamente, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais