Maioria dos brasileiros usam aplicativos para fazer compras

Boa parte dessas compras por aplicativos contam ainda com um contato com o varejista pelo WhatsApp. Entenda o consumo por meio de apps no Brasil

A maioria dos brasileiros já fez ao menos uma compra por meio de aplicativos de smartphones. Boa parte desses, prefere ainda ter contato com o varejista antes da compra por meio do aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp.

O levantamento sobre “Consumo por meio de Aplicativos”, realizado pela SPC Brasil em parceria com a CNDL, constatou que 59% das pessoas no País que têm acesso a internet já usou a ferramenta para comprar algo. Uma parte expressiva dessas pessoas (27%) disse que faz compras por apps cotidianamente.

O poder do WhatsApp

Estima-se que mais de 120 milhões de pessoas usam o WhatsApp no Brasil. A familiaridade com o aplicativo é tamanha que os consumidores estão usando o serviço para fazer compras.

O levantamento indica que 59% dos consumidores já usaram o WhatsApp para comprar e 39% para se comunicar com a loja ou vendedor durante o processo de compra.

Por parte dos lojistas a adoção também tem crescido. Isso porque 52% dos consumidores que usaram o aplicativo para entrar em contato com a loja disseram que foram respondidos todas as vezes pelo lojista.

Preferências

Entre os que compraram pelo WhatsApp, o principal motivo foi porque se sentiram mais seguros ao entrar em contato com o vendedor (15%), porque podem comprar sem sair de casa (15%) e por poder receber imagens e vídeos de produtos antes da compra (14%).

Entre os principais tipos de compras realizados por esse aplicativo estão: comida por delivery (23%), vestuário, calçados e acessórios (22%) e cosméticos e perfumes (15%).

Para os 61% dos consumidores que nunca usaram WhatsApp para compras o principal motivo apontado é a falta de oferta desse tipo de contato por parte das lojas e vendedores (40%). O fato de conseguir resolver o que precisava pelo site ou aplicativo da empresa aparece em segunda posição (32%).

Tipos de aplicativos

Entre os mais usados está o de compra e vendas de produtos usados. Aplicativos de plataformas como Mercado Livre, Enjoei e OLX foram usados por 46% dos entrevistados.

Na segunda posição estão os aplicativos de transporte que oferecem serviços de motorista particular ou táxi (46%), seguido de lojas varejistas nacionais (42%) e aplicativos de ofertas e descontos como Peixe Urbano e Groupon (31%).

Os apps de serviços de streaming como Netflix e Spotify só aparecem na quarta opção de consumo dos brasileiros, com 31%. A quinta posição é ocupada pelas lojas de varejistas internacionais (30%) e compras de comidas por delivery (29%).

 

Fonte: NoVarejo

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais