Maioria dos lojistas de Porto Alegre aponta aumento nas vendas de Natal
Levantamento do Sindilojas Porto Alegre indicou que os números atingiram a expectativa dos comerciantes para este ano.
O balanço das vendas de Natal no comércio da Capital foi positivo segundo 47% dos lojistas entrevistados pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. A sondagem foi realizada até o início da tarde desta sexta-feira, 24. O percentual corresponde à maioria dos comerciantes que, finalmente, tiveram suas expectativas atingidas na segunda data em meio à pandemia. O resultado, em média 22% maior que o obtido no Natal de 2020, segundo os lojistas, é um bom balizador para o que está por vir em 2022 em relação ao faturamento e à manutenção dos negócios. No último ano, somente 4% deles haviam indicado aumento nas vendas.
Ainda de acordo com a pesquisa, 25% dos varejistas apontaram queda nos números e 19% afirmaram que as vendas foram semelhantes às do Natal passado. Outros 9% não souberam responder. O tíquete médio ficou em R$ 168 e os produtos mais vendidos, por segmento, foram:Vestuário: Blusas – 26,7% Camisetas – 26,7% Vestidos – 23,3% Biquinis – 13,3% Casacos – 10% Shorts – 10% Calçados: Sandálias – 78,6% Rasteiras – 50% Tênis – 35,7% Chinelos – 21,4% Cosméticos, perfumaria e produtos de higiene: Produtos para cabelo – 60% Produtos para tratamento facial – 40% Maquiagens – 40% Perfumes – 20%
Em relação ao pagamento, 84% dos lojistas afirmaram que a maioria das compras foi realizada no cartão de crédito parcelado. Apenas 10% dos presentes foram pagos à vista no débito, 4% no PIX e 2% em dinheiro.
A respeito da estratégia para atrair os consumidores na data, 46% dos entrevistados disseram que apostaram em descontos, 29% realizaram promoções e 4% fizeram ações diferenciadas, como distribuição de brindes, cartão fidelidade, campanha nas redes sociais ou entrega de embalagem especial. Para 84% as vendas de Black Friday não prejudicaram os resultados do Natal. O período de maior movimento no comércio da Capital foi durante a semana natalina, sinalizado por 59% dos lojistas, seguido de quinze dias antes, com 22% das respostas, e da primeira quinzena de dezembro, com 13% das indicações. Na manhã desta sexta-feira as buscas por presentes foram baixas, já que apenas 6% disseram ter recebido o maior movimento neste período. Sobre o local de compra, 63% afirmaram que as vendas foram realizadas na loja física apenas, 24% no espaço físico e no digital e 13% exclusivamente online. Do grupo que vendeu online, o WhatsApp foi o canal mais utilizado para 45%, depois o site da loja para 24,3%, o Instagram para 16,2% e outros canais para 13,5%. Nesses meios, o PIX foi o formato de pagamento principal, apontado por 43,2% dos lojistas, seguido do link de pagamento, com 32,4% das respostas, do cartão de crédito, com 13,5%, boleto bancário, com 8,1%, e transferência, com 2,7% das indicações.