Mais brasileiros dispõem de Internet e celulares

O número de pessoas com dez anos ou mais de idade que declararam no ano passado ter utilizado a Internet somou 67,9 milhões, um salto de 21,5% ante 2008, o que representa um acréscimo de 12 milhões de novos usuários da Web nesse período. Os dados foram anunciados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2009.

Ao se comparar o número de usuários de 2005, que girava em torno de 31,9 milhões de pessoas, houve aumento de 112% de 2005 a 2009 no número de brasileiros que declararam ter utilizado a Internet. A pesquisa também revelou que, em um universo estimado de 58,5 milhões de domicílios, a proporção de lares que tinham microcomputador subiu de 31,2% para 34,7% de 2008 para 2009. A fatia de domicílios com acesso à Internet também cresceu no mesmo período, de 23,8% para 27,4% do total.

O acesso à telefonia celular também aumentou. No ano passado, 94 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade declararam possuir telefone móvel celular, um salto de 8,7% em relação a 2008, o que representa um acréscimo de 7,6 milhões de usuários de telefonia móvel nesse período, segundo a Pnad. O IBGE apurou ainda que o avanço no acesso à Internet ocorreu de forma mais acelerada entre as pessoas mais jovens.

A pesquisa também revelou que cresceu o número de residências que só têm telefone celular. Em um universo estimado de 58,5 milhões de domicílios, a fatia dos que tinham somente telefonia móvel subiu de 37,6% para 41,2% de 2008 para 2009, somando 24,1 milhões de domicílios. O acréscimo de residências no período que possuíam somente telefone celular foi de 2,5 milhões. As casas só com telefone fixo caiu de 17,5% para 5,8%.

PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS – 2009

Entre 2008 e 2009, o percentual de ocupados cai de 57,5% para 56,9%. O Sul apresentou o maior nível da ocupação em 2009 (61,6%).

A população brasileira desocupada (8,4 milhões de pessoas em 2009) cresceu 18,5% em relação a 2008, quando havia cerca de 7,1 milhões de desocupados no país.

Em 2009, mais da metade da população ocupada (58,6%) era de empregados, 20,5% eram trabalhadores por conta própria, 7,8%, trabalhadores domésticos, e os empregadores eram 4,3%. Os demais 8,8% eram trabalhadores não remunerados (4,6%), trabalhadores na produção para o próprio consumo (4,1%) e na construção para o próprio uso (0,1%). O Sudeste tinha o maior percentual de trabalhadores com carteira de trabalho assinada (67,3%).

No ano passado, 16,5 milhões de trabalhadores eram associados a algum sindicato, o que representa 17,7% da população ocupada. Houve uma redução de 1,9% em relação a 2008, quando o percentual foi 18,2%. A região Sul tinha o maior percentual de trabalhadores sindicalizados (20,7%).

A participação das pessoas com 25 anos ou mais de idade no total da população brasileira vem aumentando ano a ano entre 2004 (53,7%) e 2009 (58,4%), enquanto a das pessoas na faixa até 24 anos de idade vem diminuindo e caiu 46,3% para 41,6% no mesmo período. Na comparação entre 2008 e 2009, houve uma redução de 642 mil pessoas na população de até 24 anos de idade, enquanto a faixa etária de 25 a 59 anos aumentou em 1,8 milhão de pessoas.

Na população de 60 anos ou mais, o crescimento foi de 697 mil pessoas entre 2008 e 2009, o que representou um aumento de 3,3%, contra uma elevação de 1% no total da população residente do país. Em 2009, 11,3% dos brasileiros tinham 60 anos ou mais de idade, frente a 11,1% em 2008 e 9,7% em 2004.

Em 2009, havia cerca de 66,6 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade casadas, 45,8% do total dessa população, enquanto os solteiros representavam 42,8% (62,3 milhões). A região Sul tem mais casados do que solteiros, 49,7% ante 37,9%.

A taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais caiu 1,8% entre 2004 e 2009. Apesar disso, no ano passado ainda existiam no Brasil 14,1 milhões de analfabetos, o que corresponde a 9,7% da população nesta faixa etária.

12% dos domicílios têm apenas um morador. Dos 58,6 milhões de domicílios particulares permanentes estimados em 2009, 18,3% tinham cinco ou mais moradores.

Em 2009, a proporção de domicílios com automóvel foi de 37,4% e, a dos com motocicleta, foi de 16,2%. Fonte: IBGE