Mais de 40% dos paulistas já se sentiram discriminados na hora das compras

SÃO PAULO – Na hora de ir às compras, 40,11% dos consumidores paulistas já se sentiram discriminados, enquanto que 56,43% já presenciaram algum tipo de discriminação, segundo revela pesquisa realizada…

SÃO PAULO – Na hora de ir às compras, 40,11% dos consumidores paulistas já se sentiram discriminados, enquanto que 56,43% já presenciaram algum tipo de discriminação, segundo revela pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP e divulgada nesta sexta-feira (12). De acordo com o levantamento, no primeiro grupo, a maioria destes consumidores (80,38%) disse que a discriminação ocorreu de forma sutil e camuflada, sendo que as atitudes discriminatórias mais citadas foram: descaso, agressividade ou intolerância e falta de atenção (57,34%); desconfiança por parte do segurança ou do vendedor no momento da apresentação de cheque, documento ou cartão (24,55%); desconfiança de incapacidade de pagamento ou do poder aquisitivo do consumidor, manifestada pela oferta de produtos ou serviços mais baratos (9%). As atitudes mais ostensivas, como recusar o atendimento ou a venda do produto ou serviço, ou ainda não permitir a entrada no estabelecimento somaram 9,10% das queixas. Ainda segundo a Fundação Procon-SP, lojas de sapatos, roupas, acessórios, perfumarias, shoppings, bancos, financeiras e seguradoras são os locais que mais praticam atos discriminatórios.

Raça

O grupo de pessoas que se declararam de cor preta – conforme classificação utilizada pelo IBGE – foi o que obteve o maior percentual de consumidores que afirmaram haver sofrido atitude discriminatória na relação de consumo, 86,52%. Em seguida vieram os indígenas (59,09%) e os pardos (48,57%). No que diz respeito à reação diante do ato discriminatório sofrido, os indígenas foram os que mais reagiram, 61,54%. O segundo maior nível de reação veio do grupo de cor amarela (43,75%), seguidos pelas pessoas de cor preta (37,69%). Dentre as atitudes tomadas, em todos os grupos, a maior parte exigiu os direitos diretamente ao fornecedor, enquanto a menor parte denunciou às autoridades competentes. O levantamento ouviu 2630 consumidores entre 09 e 24 de agosto.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais