Maneiras infalíveis para criar um conteúdo mais engajado
93% dos profissionais B2B usam marketing de conteúdo e 75% estão melhorando o investimento com esta estratégia
Uma dica: 93% dos profissionais B2B usam marketing de conteúdo e 75% estão melhorando o investimento com esta estratégia. Estes são apenas alguns números surpreendentes se você realmente pensar sobre isso. Isso mostra de quão longe o marketing de conteúdo tem vindo em um período de tempo relativamente curto.
O interessante é que um dos desafios em geral é produzir marketing de conteúdo de verdade. De fato, 42% dos profissionais listam isto como um de seus maiores desafios. Se você notar uma falta de tempo, uma necessidade incessante para “alimentar o monstro do conteúdo” ou qualquer outra razão, esta é uma questão que precisa ser direcionada.
Nós precisamos perguntar e responder esta crítica questão: como nós criamos conteúdo mais engajado?
O que é Conteúdo Engajado?
O mais importante em primeiro lugar. É útil reconhecer exatamente o que conteúdo engajado é.
Esta definição do Newt Barrett resume brilhantemente:
“Conteúdo verdadeiramente engajado é tão atrativo e interessante que desarma você do seu primeiro encontro … e faz você querer persistir para aprender mais. Quando isso realmente conectar com você, vai levar seu fôlego para longe. É um pouco como amor à primeira vista”.
Aqui estão algumas técnicas que aprendidas nos últimos anos Estas técnicas vão te ajudar a criar consistentemente conteúdo engajado, assegurando a entrega de valor legítimo à sua audiência.
1) Desenvolva uma voz única
Todo mundo tem um estilo peculiar e uma voz única. Algumas pessoas ainda têm que descobrir isso.
Uma das principais razões do porque os leitores imediatamente se conectam com o conteúdo e querem explorar mais disso é porque a voz do criador ressoa com eles.
Quando você é capaz de diferenciar a si mesmo dos outros em sua empresa e você tem sua própria opinião e perspectiva, é quase garantido você obter resultados.
Enquanto eu amaria dizer que qualquer um pode perder o controle e desenvolver sua própria voz única, na verdade não é tão fácil.
Mas quanto mais conteúdo você cria, mais fácil fica.
Não quero ser excessivamente filosófico, mas você pode pensar nisto como um escultor esculpindo um mármore. Quanto mais ele esculpe, mais a estátua entra em forma.
A conclusão é que quanto mais você cria, mais desenvolvida sua voz será.
Basicamente, aqui está o que eu estou dizendo: Abrace sua escrita oral e continue praticando.
2) Faça isso “Lindo”
Considerando que nós humanos somos essencialmente seres visuais, a estética cumpre um grande papel em criar conteúdo engajado.
Depois de tudo, você pode criar um manifesto de obra-prima, mas dificilmente alguém vai querer ler se estiver feio e indigerível.
Então o que significa ser lindo? O termo é “conteúdo visual” e refere-se à necessidade de o conteúdo engajar usuários visualmente, não apenas textualmente.
Aqui estão alguns exemplos:
• Inclua visuais por todo o seu conteúdo. Pesquisas apontam que um visual colorido aumenta a disposição das pessoas em lerem uma parte do conteúdo em 80 por cento.
• Utilize cabeçalhos e sub cabeçalhos para romper ideias diferentes.
• Utilize tópicos (como este).
• Evite usa muitos blocos de textos.
3) Use parágrafos curtos
Uma das práticas que eu sou completamente a favor (como você provavelmente notou) é usar parágrafos curtos.
De fato, eu gosto de deixá-los muitos pequenos – um com quatro frases já é ótimo.
Eu acredito que isto facilita para leitores dar uma olhada no conteúdo, que é especialmente importante para posts mais longos que tem 750 palavras ou mais.
Eu também acho que parágrafos curtos facilitam para os olhos e a mente. Mover rapidamente os olhos pelas partes do texto ajuda o cérebro a obter informações mais facilmente.
4) Suporte seus tópicos
Uma outra linha que liga todas as formas de conteúdo engajado juntos é a pesquisa.
A maioria dos conteúdos grandes é bem pesquisado e é suportado rapidamente por citações de autores confiáveis.
Se você está fazendo um argumento, estabelecendo uma opinião ou simplesmente tentando entreter sua audiência, você vai querer validar seus tópicos.
Eu pessoalmente sou lerdo para estatísticas e sinto que elas realmente elevam meu conteúdo. Por isso eu sempre tento incluir pelo menos um punhado em todo material que eu crio.
5) Use diferentes métodos
De um modo geral, humanos gostam de variedade.
Nós gostamos de variar nossa comida, nossa rotina e a nossa TV, certo?
O mesmo princípio se aplica para o marketing de conteúdo e eu sou um defensor em alternar e experimentar diferentes métodos.
Por exemplo, em vez de sempre usar o clássico formato de artigo, você pode experimentar infográficos, podcasts, slideshows, seminários via web, vídeos e aí por diante.
Isto também serve para outros dois propósitos.
Primeiro, você dá a sua audiência diferentes opções de como ela vai absorver seu conteúdo.
Segundo, você pode modificar um conteúdo existente (ex. pegar a ideia central de um post e transformar em um slideshow) e estender isso além sem desmerecer seu valor.
6) Use histórias como exemplo
Algumas das minhas pessoas favoritas para interagir são aquelas que podem usar narrativas para ajudar a explicar conceitos difíceis e muito mais.
Isto faz as coisas mais conectáveis e eu poderia cobrir minha cabeça com questões complexas com grande facilidade.
Verifique, storytelling é também uma ótima técnica de marketing.
Eu acredito que histórias implementadas é uma maneira excelente para fazer o conteúdo mais memorável.
Isso também pode te ajudar a se deparar com pessoas mais apresentáveis, que é essencial para criar confiança e compatibilidade.
7. Ponha sua audiência na ação
A última coisa que você quer fazer é deixar sua audiência se sentir isolada ou desapegada.
Em vez disso, você quer incorporá-la e mostrar como seu conteúdo se aplica diretamente a sua vida.
Isto pode geralmente ser feito escrevendo em segunda pessoa e usando “você” ou “seu”.
Conclusão
Fornecendo um conteúdo engajado, você pode se posicionar à frente da multidão e estar à frente do jogo.
O resultando deve ser aumentado, estabelecendo pensamento de liderança e exaltando a conscientização da marca.
Esse não é um retorno de investimento ruim.
Quais elementos de conteúdo você acha mais engajado?
Fonte: Eccomerce Brasil