Mantega prevê Natal fora de série este ano

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu que o próximo Natal deverá ser o melhor em termos de vendas no varejo. Sobre a alta da inflação, ele lembrou que o aumento dos preços dos alimentos…

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu que o próximo Natal deverá ser o melhor em termos de vendas no varejo. Sobre a alta da inflação, ele lembrou que o aumento dos preços dos alimentos é uma questão mundial, mas acrescentou que espera uma reversão, no Brasil, no início do próximo ano.

Mantega disse que não se deve apenas observar o preço dos alimentos, mas o conjunto dos preços da economia. Ele lembrou que a economia está crescendo a 7,5%, com consequências para a demanda. “Portanto, o consumo está forte. Acho que nós teremos o melhor Natal em termos de venda do varejo”, destacou.

Segundo ele, se nos cálculos forem retirados do núcleo da inflação os alimentos e os combustíveis, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fica abaixo de 5%. “Se forem mantidos os dois itens, a inflação pelo mesmo índice passa para 5,2%, ainda dentro da meta (o centro da meta é de 4,5%, podendo variar dois pontos para cima ou para baixo). “A inflação está sob controle, e o governo fará o que for necessário para que isso continue”, afirmou.

Mantega disse que um dos motivos da alta do preço dos produtos é a sazonalidade. De acordo com o ministro, as questões climáticas também pressionam os preços dos alimentos. O ministro destacou, porém, que no atacado a queda da inflação tem sido detectada, mas no varejo a redução só deve ser observada a partir de janeiro.
“Haverá uma redução de preço de alimentos em 2011”, garantiu. No entanto, ressaltou que alguns preços continuarão altos, como o da carne, que está em falta no mercado internacional.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Sindilojas POA revela pesquisa sobre as vendas de material escolar

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais