Mantega prevê Natal fora de série este ano

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu que o próximo Natal deverá ser o melhor em termos de vendas no varejo. Sobre a alta da inflação, ele lembrou que o aumento dos preços dos alimentos…

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, previu que o próximo Natal deverá ser o melhor em termos de vendas no varejo. Sobre a alta da inflação, ele lembrou que o aumento dos preços dos alimentos é uma questão mundial, mas acrescentou que espera uma reversão, no Brasil, no início do próximo ano.

Mantega disse que não se deve apenas observar o preço dos alimentos, mas o conjunto dos preços da economia. Ele lembrou que a economia está crescendo a 7,5%, com consequências para a demanda. “Portanto, o consumo está forte. Acho que nós teremos o melhor Natal em termos de venda do varejo”, destacou.

Segundo ele, se nos cálculos forem retirados do núcleo da inflação os alimentos e os combustíveis, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fica abaixo de 5%. “Se forem mantidos os dois itens, a inflação pelo mesmo índice passa para 5,2%, ainda dentro da meta (o centro da meta é de 4,5%, podendo variar dois pontos para cima ou para baixo). “A inflação está sob controle, e o governo fará o que for necessário para que isso continue”, afirmou.

Mantega disse que um dos motivos da alta do preço dos produtos é a sazonalidade. De acordo com o ministro, as questões climáticas também pressionam os preços dos alimentos. O ministro destacou, porém, que no atacado a queda da inflação tem sido detectada, mas no varejo a redução só deve ser observada a partir de janeiro.
“Haverá uma redução de preço de alimentos em 2011”, garantiu. No entanto, ressaltou que alguns preços continuarão altos, como o da carne, que está em falta no mercado internacional.

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais