Material de construção manterá IPI reduzido por mais um ano

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem a prorrogação por mais um ano da desoneração de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para materiais da construção civil. “Os produtos que já estão desonerados continuarão por mais um ano”, disse, explicando que o governo vai renovar também o sistema vigente para a cobrança do PIS/Cofins para o setor. Segundo ele, o governo prepara as medidas e a renovação da desoneração entra em vigor em 1 de janeiro, com a posse da presidente eleita Dilma Rousseff.

Em abril do ano passado o governo decretou a redução do IPI, com duração até o final deste ano, dentro das medidas adotadas para combater os efeitos da crise de 2008, que afetou a economia mundial. No primeiro semestre deste ano, as vendas de material de construção cresceram 19,78% ante o mesmo período de 2009, segundo a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), que justificou os números pela desoneração do IPI e pelo crescimento da oferta de crédito imobiliário.

O ministro disse que estudará também outras medidas propostas pelos empresários referentes à cobrança do IPI e da Cofins, além da extensão do benefício a outros setores. Lembrando que tinha sido confirmado para continuar à frente da Fazenda, o ministro disse que o “governo vai continuar promovendo política de estímulo ao setor da construção”. “Esse é um compromisso que estou firmando”, disse, lembrando que o setor tem grandes perspectivas. Como exemplo, citou a segunda fase do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e do PAC 1 e 2.
Mantega disse que o setor é um “dos principais motores do desenvolvimento econômico brasileiro” e crescerá 13% em 2010. “Será o melhor ano das últimas décadas”, afirmou, acrescentando que o setor é o maior gerador de empregos formais no País.