Meditação ajuda a ter sucesso nos negócios

Parar por alguns minutos durante o dia para respirar e observar a si mesmo pode ter um impacto poderoso no dia a dia de qualquer um. Para empreendedores, porém, os benefícios vêm com um bônus extra: além de manter a vida em equilíbrio, a prática os ajuda a ter mais sucesso nos negócios. A maioria da […]

Parar por alguns minutos durante o dia para respirar e observar a si mesmo pode ter um impacto poderoso no dia a dia de qualquer um. Para empreendedores, porém, os benefícios vêm com um bônus extra: além de manter a vida em equilíbrio, a prática os ajuda a ter mais sucesso nos negócios.

A maioria da população vive sob estresse constante. Com a meditação, a pessoa consegue ficar mais centrada, diminui a ansiedade. Para o empreendedor, isso vale ouro”, afirma Ricardo Melo, coach e autor do livro “As leis invisíveis do dinheiro”.

O empreendedor Everaldo Ramos da Costa, diretor do grupo CICOM, que atua no setor cultural, pratica meditação há 12 anos e garante que esse hábito faz toda a diferença para os negócios. "Meditar muda tudo. Você consegue ter mais discernimento, clareza mental e, principalmente, mais percepção de si mesmo, o que ajuda a manter o foco”, explica.

Mas, afinal, o que é meditar?

Os especialistas consultados garantem que a prática não exige uma quantidade enorme de tempo livre. “Se tiver só três minutos, já é alguma coisa”, afirma Rodrigo Siqueira, professor do Ibmec/RJ e coach. Ele ressalta, porém, que o ideal é começar com períodos de 15 minutos – o que, convenhamos, não é nada demais.

Uma vez que você decidiu que vai meditar, existe uma gama imensa de tipos de prática para conhecer. A mais simples e recomendada aos iniciantes consiste em prestar atenção à própria respiração. A técnica é bastante usada pelo método Mindfulness, última moda entre os meditadores.

Procure um lugar tranquilo e sente-se numa posição confortável. Então, respire. “Ao prestar atenção em sua respiração, a pessoa vai perceber o comportamento da mente destreinada, que automaticamente começa a devanear. É importante perceber isso. Com o tempo, a pessoa divaga menos”, explica Siqueira.

Quanto mais você pratica, fica mais fácil aumentar o tempo da meditação, que pode ultrapassar uma hora.

E qual é o resultado disso tudo?

Os benefícios vão desde a maior produtividade até o aumento da capacidade de resolver conflitos. Veja alguns deles abaixo:

1 – Foco

“Todo empreendedor precisa visualizar onde ele quer que seu negócio chegue. E a meditação te traz foco para você não mudar de estratégia toda hora de acordo com as dificuldades”, explica o coach Ricardo Melo.

2 – Gestão de tempo 

“A desorganização atrapalha muita gente, inclusive empreendedores que costumam ter uma agenda apertada. O praticante de meditação é mais centrado e usa seu tempo de maneira mais eficaz. Consegue priorizar melhor, fala ‘não’ com mais facilidade e com isso consegue focar seu tempo”, diz o coach.

3 – Bem-estar da equipe

“A meditação com o grupo torna a equipe mais unida. Imagine uma equipe de vendas. Tem gente que está com problemas na família, outros estão sem dinheiro. Por mais que o produto seja ótimo, essas questões interferem na venda. Quando o empreendedor chama para uma meditação, as pessoas ficam mais relaxadas e se unem mais”, recomenda Melo.

4 – Gestão financeira

“Imagine quantas pessoas que, quando não estão bem, tendem a gastar mais. Na empresa é a mesma coisa, porque empresário é ser humano. Se ele não está bem, a probabilidade de gastar mal seu orçamento é maior”, afirma Melo.

Outro problema comum é misturar as contas pessoais com as da empresa. “Tenho um aluno que pega dinheiro da empresa e paga mensalidade da escola da filha. Isso é característica de uma pessoa desorganizada, que não tem paciência em separar as contas. Se você medita, tem mais centramento e se organiza melhor”, completa.

5 – Capacidade de liderança

A habilidade para lidar com problemas na equipe também aumenta com a meditação, afirma Rodrigo Siqueira, do Ibmec/RJ. “Há um impacto direto nas habilidades de liderança, de me colocar no lugar do outro. Desenvolvo mais empatia e também mais compaixão. Assim, se eu perceber que há um sofrimento em alguém da minha equipe, fica mais fácil agir para ajudá-lo”, explica.

6 – Criatividade

Outra capacidade que fica mais aguçada com a meditação é a criatividade. “A meditação ajuda a gente a limpar nossa mente, reduzindo pensamentos ruminantes, que diminuem nosso potencial criativo. Com essa limpeza, nossa criatividade ganha vida, reduzimos nosso olhar viciado para as coisas. O resultado é que conseguimos mais insights para resolver problemas de maneira criativa”, afirma Rodrigo Siqueira.

A meditação na prática

Ficou claro que a meditação traz diversos benefícios. Porém, é preciso disciplina para levar a prática adiante. “É como começar uma academia. No início, o corpo dói, dá vontade de desistir, mas depois você rompe a barreira”, afirma Ricardo Melo.

Para que a meditação seja efetiva, é importante praticá-la diariamente. O diretor do grupo Cicom conta que sua meditação acontece todos os dias, sempre de manhã. “Quando tenho algum compromisso diferente, medito à noite”.

Aos que não conseguem tempo para meditar, o empreendedor recomenda:

“É um diferencial bem forte para um líder. Hoje as soluções de problemas não são apenas racionais, é preciso estar em contato consigo mesmo. Além disso, meditar reduz o estresse e faz bem para a saúde. Aquele líder cansado, que leva a empresa nas costas, ficou no século passado.”

 

Fonte: Revista Exame

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais