Medo de perder o emprego tem menor índice em 14 anos, diz pesquisa

SÃO PAULO – O brasileiro nunca esteve tão otimista em relação ao mercado de trabalho. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (13) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o temor de…

SÃO PAULO – O brasileiro nunca esteve tão otimista em relação ao mercado de trabalho. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (13) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o temor de perder o emprego registrou o menor índice desde o início da pesquisa, em 1996.

Em setembro, o medo de perder o emprego caiu 1,5% na comparação com junho de 2010, atingindo 81,1 pontos. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda apresentada é de 9,1%. Pelo terceiro trimestre consecutivo, mais da metade dos entrevistados afirmou não estar com medo do desemprego, com 55%. A proporção dos que disseram estar com pouco medo do desemprego manteve-se em 30%, no confronto de setembro com junho. Já os que declaram estar com muito medo do desemprego passaram de 16% para 15%, na mesma base comparativa.

Condições favoráveis

O gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, afirma que o otimismo apresentado pode ser explicado pelas condições favoráveis do mercado de trabalho. “A economia retomou o crescimento e as taxas de desemprego das principais regiões metropolitanas estão entre as mais baixas da história”, explica. Em relação ao cenário futuro, Castelo Branco declara que o indicador deve manter-se neste patamar até o final deste ano e ao longo de 2011. Isso porque tudo indica que o ritmo de crescimento da economia continuará elevado, garantindo a expansão da oferta de empregos.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais