Medo de perder o emprego tem menor índice em 14 anos, diz pesquisa

SÃO PAULO – O brasileiro nunca esteve tão otimista em relação ao mercado de trabalho. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (13) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o temor de…

SÃO PAULO – O brasileiro nunca esteve tão otimista em relação ao mercado de trabalho. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (13) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o temor de perder o emprego registrou o menor índice desde o início da pesquisa, em 1996.

Em setembro, o medo de perder o emprego caiu 1,5% na comparação com junho de 2010, atingindo 81,1 pontos. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda apresentada é de 9,1%. Pelo terceiro trimestre consecutivo, mais da metade dos entrevistados afirmou não estar com medo do desemprego, com 55%. A proporção dos que disseram estar com pouco medo do desemprego manteve-se em 30%, no confronto de setembro com junho. Já os que declaram estar com muito medo do desemprego passaram de 16% para 15%, na mesma base comparativa.

Condições favoráveis

O gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, afirma que o otimismo apresentado pode ser explicado pelas condições favoráveis do mercado de trabalho. “A economia retomou o crescimento e as taxas de desemprego das principais regiões metropolitanas estão entre as mais baixas da história”, explica. Em relação ao cenário futuro, Castelo Branco declara que o indicador deve manter-se neste patamar até o final deste ano e ao longo de 2011. Isso porque tudo indica que o ritmo de crescimento da economia continuará elevado, garantindo a expansão da oferta de empregos.

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Curso “Stories do Instagram na Prática” para Impulsionar Vendas é pr...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA participa de evento sobre insights da NRF 2025

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) 2025 será um evento carbono neutro

    Veja mais
    Noticias

    O que quer o consumidor?

    Veja mais