Mercado eleva estimativa para inflação e juros em 2011

O mercado financeiro elevou a previsão para a alta de preços acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2010 e em 2011, conforme a pesquisa Focus, divulgada hoje pelo Banco Central (BC). A expectativa para a inflação em 2010 subiu de 5,31% para 5,48%, ainda mais distante do centro da meta de inflação para o ano, que é de 4,50%. Já a estimativa para o IPCA em 2011 avançou de 4,99% para 5,05%.

No caso da inflação de curto prazo, o mercado subiu de 0,51% para 0,55% a previsão para o IPCA de novembro. Para a inflação de dezembro, a taxa prevista teve leve alta de 0,49% para 0,50%, segundo a Focus.

A previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, conforme a pesquisa, não foi alterada. A estimativa para o crescimento da economia neste ano segue em 7,60%. Para o ano que vem, a previsão para o PIB foi mantida em 4,50%.

A estimativa para a produção industrial em 2010 caiu de 11,12% para 11,07%. Para o ano que vem, a projeção para a expansão da indústria seguiu em 5,25%.

De acordo com a pesquisa Focus, os analistas também alteraram a previsão para a Selic (a taxa básica de juros da economia) para o fim de 2011. A estimativa para a Selic no fim do próximo ano passou de 11,75% ao ano para 12% ao ano. Para o fim de 2010, a projeção para a taxa básica de juros seguiu em 10,75% ao ano.