Mercado projeta alta do dólar, mas reduz previsão para a inflação

Moeda norte-americana impacta diretamente a economia brasileira, já que o mercado local depende da importação de insumos

Economistas e instituições financeiras consultados pelo relatório Focus voltaram a elevar, nesta semana, a projeção para a alta do dólar. O mercado aposta que a moeda norte-americana fechará 2017 cotada a R$ 3,30 contra R$ 3,25 da previsão anterior. Há quatro semanas, o dólar era estimado a R$ 3,23 para o final deste ano.

O Focus ainda projeta a moeda a R$ 3,40 para o fim de 2018. Há quatro semanas, o dólar também estava previsto a RS 3,40. As estimativas foram divulgadas, nesta segunda-feira, pelo Banco Central (BC).

Para 2017, as instituições financeiras e os economistas projetam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) alcance 3,9% contra 3,95% da previsão anterior. Há um mês, a taxa era estimada em 4,01%.

Com isso, o relatório Focus contraria a tendência econômica mais frequente, já que elevou a previsão para o dólar e reduziu a projeção para a inflação. A moeda norte-americana impacta diretamente a economia brasileira, já que o mercado local depende da importação de insumos, e a compra influencia a variação da inflação no país.

Para 2018, o IPCA é projetado a 4,4%. É a mesma taxa apresentada no relatório Focus da semana passada.

Fonte: Zero Hora