Micro e pequenas empresas impulsionam queda na demanda por crédito, aponta Serasa Experian

Repetindo o mesmo comportamento acusado em setembro, a demanda das empresas por crédito tornou a cair em outubro. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou crédito recuou 4,4% em outubro na comparação com o mês anterior. Em relação a outubro de 2009, a demanda das empresas por crédito cresceu 2,5% e, no acumulado do ano de 2010, avançou 6,9% sobre o período de janeiro a outubro de 2009.

Na classificação por porte, as micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis pelo recuo da demanda por crédito (queda de 4,6% em relação a outubro). Nas médias empresas a queda mensal verificada foi de 0,4%. A procura por crédito em outubro somente exibiu variação positiva nas grandes empresas, as quais registraram elevação de 0,6%.

O recuo da demanda das empresas por crédito em outubro, segundo os economistas da Serasa Experian, é explicado pela sazonalidade do período, dado que a atividade produtiva, sobretudo no setor industrial, é mais fraca no último trimestre do ano. Logo, a queda da demanda por crédito no mês passado não pode ser encarada como uma reversão de tendência. A expectativa é que, nas comparações anuais (frente aos mesmos meses do ano passado), a demanda das empresas por crédito deverá continuar registrando variações positivas ao longo do quarto trimestre de 2010.

Todas as regiões geográficas do país registraram queda nas demandas das empresas por crédito em outubro/10. A maior delas ocorreu na região Nordeste, com recuo de 7,4% em relação a setembro/10, seguida pelas quedas de 5,7% ocorrida no Centro-Oeste e de 4,7% no Sudeste. Nas regiões Sul e Norte, as quedas em outubro foram menores: -1,2% e -1,9%, respectivamente.