Ministro do STF garante a abertura do comércio de Porto Alegre aos domingos

A partir de agora, consumidores porto-alegrenses definitivamente poderão realizar suas compras aos domingos. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, garantiu a abertura das portas do…

A partir de agora, consumidores porto-alegrenses definitivamente poderão realizar suas compras aos domingos. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, garantiu a abertura das portas do comércio de Porto Alegre aos domingos. A decisão do ministro foi tomada em 8 de fevereiro, colocando um ponto final nas discussões acerca do tema ao negar seguimento ao recurso que ainda mantinha pendente a discussão.

O comércio de Porto Alegre está autorizado a abrir suas portas aos domingos desde 2 de agosto de 2002, quando o então desembargador Clarindo Favretto concedeu liminar para suspender a vigência da Lei 7.109/92, que proibia o funcionamento das lojas com empregados aos domingos na Capital. O Tribunal de Justiça Gaúcho manteve a liminar e, em outubro de 2003, julgou o mérito da ação para declarar a inconstitucionalidade da lei proibitiva. Esta decisão, entretanto, ainda estava em pendente de recurso no Supremo Tribunal Federal. Segundo o advogado Eduardo Caringi Raupp, que atuou na ação, a decisão é importante, pois os porto-alegrenses já se acostumaram com o comércio aberto aos domingos, consagrando a data como o segundo melhor dia de vendas da semana, perdendo apenas para o sábado. “O comércio aos domingos é um dos fatores para o crescimento da economia da cidade, gerando reflexos, inclusive, na taxa de emprego”, conclui Raupp.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Sindilojas POA revela pesquisa sobre as vendas de material escolar

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais