Mobilização Atitude Responsável inicia sua segunda fase nesta quinta-feira, 28

Campanha liderada por entidades empresariais reforça a necessidade de todos seguirem fazendo a sua parte para que as atividades sigam funcionando de forma segura na Capital.

Para lembrar os porto-alegrenses sobre os cuidados necessários durante a pandemia, o Sindilojas Porto Alegre, a CDL POA e o Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região, se unem para mais uma campanha de conscientização, que começa a ser divulgada em diversos canais de comunicação nesta quinta-feira, 28. A segunda fase da Mobilização Atitude Responsável, cuja primeira etapa foi lançada em dezembro, reitera, em um tom mais convidativo e leve, a importância do uso de máscara, da higienização das mãos, do distanciamento no comércio e de se evitar aglomerações para que as atividades sigam funcionando.

A campanha, que conta com o apoio da prefeitura municipal, traz exemplos de boas práticas realizadas em lojas e restaurantes, com depoimentos de empresários que estão cumprindo as regras previstas em decreto em seus estabelecimentos. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, muitas pessoas estão com a sensação de que a pandemia acabou devido ao início da vacinação, mas ainda não é hora de relaxar nos cuidados. “O momento é delicado, pois todos querem usufruir da nossa cidade, aproveitar os dias quentes de verão. E isso é, sim, possível, desde que façamos tudo com muita responsabilidade. É essa a mensagem que queremos passar”, destaca.

O presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, ressalta que, desde a definição dos protocolos, há quase um ano, os lojistas vêm tomando todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde. "Temos um compromisso com a população e com a coletividade. E, como a cidade continua precisando da contribuição de cada um para alcançarmos este bem-estar geral, também estamos dando ênfase, de uma maneira educativa e positiva, de como pode ser feita esta cooperação", esclarece.

Conforme o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, todo o setor da gastronomia e da hotelaria segue um rigoroso protocolo para que o público se sinta à vontade, mas o movimento deve ser coletivo. "Precisamos, todos juntos, garantir a manutenção desses cuidados, com o uso de máscara, a higienização das mãos e esse senso de coletividade sempre ativo. Com a população totalmente empoderada da sua responsabilidade, a soma acontece e o saldo será positivo, já que deste lado aqui temos empresários sérios e comprometidos em fornecer ambientes realmente seguros para retomarmos nossas vidas sem medo", salienta.

A nova fase da Mobilização Atitude Responsável é fruto da participação das lideranças empresariais no Conselho Multissetorial para o Enfrentamento da Covid-19 (COMUE-COVID), criado pela gestão do atual prefeito Sebastião Melo. O grupo se reúne periodicamente para debater, junto ao poder público, ações para combate aos efeitos econômicos, sanitários e sociais causados pela pandemia.