Movimento nas lojas de rua deverá ser maior para o Dia das Crianças

Sondagem indicou que o comércio de shoppings, ao contrário do ano passado, ficará como segunda opção dos clientes.

Algumas mudanças no comportamento do consumidor para este Dia das Crianças foram identificadas a partir de um levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre. O Núcleo de Pesquisa da Entidade revelou que, este ano, a intenção de comprar no comércio de rua é maior que nas lojas de shopping, ao contrário do ano passado, quando os shoppings lideraram a preferência. O comércio de rua foi citado por 56% dos entrevistados, para 39% em 2020. Já as lojas de shopping foram mencionadas por 39,7% das pessoas e, no ano passado, por 45,4%. O e-commerce também terá uma leve queda nas intenções, com 16,9% para 23,4% em 2020.

Em relação aos produtos que mais devem ter procura, brinquedos e roupas seguem na preferência de compra, da mesma forma como nos Dias das Crianças passados. Calçados, acessórios e artigos esportivos surgem logo após na lista. Artigos de informática, como fones de ouvidos e games, e eletroportáteis, como celular e tablet, tiveram uma leve queda na intenção de compra desta vez.

Filhos, netos, sobrinhos e afilhados devem ser os pequenos mais presenteados. E, uma curiosidade: crianças carentes também foram citados na pesquisa, assim como amigos, primos e filhos de amigos.

De olho no online

O levantamento identificou, ainda, que os canais digitais têm participação importante na escolha do presente, já que 52,8% dos consumidores afirmaram que decidem o que devem comprar com base em pesquisas na internet, propagandas online e nas redes sociais.

Questionados sobre quais fatores ajudam nesse processo de escolha, o preço liderou as respostas, com 75% das indicações. Atendimento qualificado e promoções surgiram em segundo e terceiro lugar, com 32,9% e 42,6% das respostas.

Forma de pagamento

Este ano, mais consumidores afirmaram que gostariam de pagar à vista em comparação com o ano passado. Cerca de 63,4% dos pagamentos devem ser realizados em dinheiro (41,4%), no cartão de débito (18,3%), via PIX (3,4%) ou à vista no cheque (0,3%). Em 2020, o percentual de intenções de pagar em dinheiro foi de 32,9% e no débito 17,4%. O PIX e o cheque não chegaram a aparecer na pesquisa passada. O cartão de crédito parcelado deve ser a segunda forma preferida de pagamento, com 29,1% das intenções. À prazo ou no cartão da loja deverá representar 8,3% das compras e cartão de crédito em 1x 8%.

A pesquisa completa está disponível em formato de infográfico, na área do Núcleo de Pesquisa. Clique aqui para acessar.